Assinatura Premium Assinatura Premium

DataOcean, a primeira plataforma de dados para transportadoras, chega ao mercado

Publicado em 22/01/2021

Com o propósito de democratizar a tomada de decisão baseada em dados de forma simples, fácil, rápida e automatizada, o DataOcean é lançado no mercado


Formada por um time experiente, composto por profissionais oriundos de tecnologia da informação, ciência de dados e com advisors como Pedro Moreira, experiente executivo do setor de logística & transportes, o DataOcean promete revolucionar a maneira que as empresas transportadoras tomam suas decisões.

A empresa foi acelerada pelo processo rigoroso do Founders Institute, uma rede global e metodologia criada no Vale do Silício onde menos de 20% dos projetos chegam à graduação. O DataOcean já está em operação desde novembro, permitindo as empresas conhecerem melhor seus próprios indicadores.

 

“Em 3 etapas e poucos minutos é possível ter acesso aos principais indicadores financeiros, econômicos, comerciais e de clientes.” - Marcus Bottaro, founder do DataOcean.

 

Utilizando-se dos documentos fiscais eletrônicos que toda empresa já emite para atender as questões legais do Brasil, o DataOcean possui robôs que se conectam nestes documentos, interpretam os dados, algoritmos passam a aprender o comportamento da empresa e sugerir insights para suportar a evolução do negócio.

Conforme o nível de adoção dos transportadores for evoluindo, a Inteligência Artificial entrará em ação para aprender sobre o setor, permitindo uma visão estatística para efeitos de benchmark.

 

“Imagine você saber que sua transportadora está entre as 10% mais eficientes do país ou saber que sua margem está 5% abaixo da média do mercado, quais decisões você precisa tomar para melhorar esta posição? No futuro temos certeza que as empresas perceberão que seus dados são um ativo e buscaram formatos de monetizar esta informação. Este ainda é um conceito distante no mundo todo, mas nascemos para apoiar esta jornada das empresas que hoje passa por utilizar seus dados de forma útil e simples, e, no futuro, trocar informações entre seus parceiros de negócios.”

 

Os planos do DataOcean são agressivos e de crescimento acelerado, característicos das startups de software, a empresa já iniciou sua rodada de investimentos buscando evoluir na jornada do cliente, produto e ampliar sua proposta de valor. Vamos acompanhar e utilizar esta nova plataforma que pretende revolucionar a forma como vemos dados e tomamos decisões.

 

 

Artigo(s) publicado(s) na revista e relacionado(s)


 

O uso da tecnologia nas adversidades da gestão de transportes
O papel tecnológico na solução de problemas operacionais