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Deicmar consolida atuação em cargas de projeto, com atendimento à cabotagem

Publicado em 18/03/2015

A operação portuária, a armazenagem e o transporte de cargas de grandes dimensões, também conhecidas como cargas de projeto, formam um nicho de atividades em expansão, devido à considerável demanda por operadores preparados para atendê-las. A Deicmar, companhia especializada em soluções logísticas, atua há mais de uma década nessa área. Com extenso histórico em atividades de importação e exportação de cargas superdimensionadas, atualmente, a empresa recebe, também, cargas destinadas à cabotagem.

Esse é caso de pás eólicas trazidas em carretas, de Sorocaba a Santos, de onde seguem para o Nordeste e Sul do Brasil. As peças, com aproximadamente 60 metros de comprimento, são embarcadas em conjuntos de cerca de 30 unidades. 

Segundo o gerente de Operação Portuária da Deicmar, Franklin de Almeida Dantas, o transporte de cargas de projeto no modal marítimo cresce de forma significativa e esse avanço é decorrente de uma aproximação comercial entre clientes e armadores, que, recentemente, passaram a investir mais nesse tipo de movimentação. “O transporte marítimo de cargas de projeto apresenta resultados expressivos e contundentes, no que se refere a questões como custos logísticos, redução do tempo e de entrega da carga ao destino.”

Flexibilidade
Diferentemente do que acontece com os demais tipos de operação, a movimentação de peças com peso e dimensões excedentes não possui procedimentos fixos, pois cada carga necessita de um planejamento particular, que tem início no atendimento comercial ao cliente. “Cada nova operação demanda estudo e análise, para provermos a estrutura adequada e valores competitivos”, explica o gerente de Vendas da Deicmar, Antônio Rosendo.

Especializada, também, na movimentação de cargas roll on/roll of de qualquer dimensão, a Deicmar foi porta de entrada do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) à cidade de Santos. Entre maio e dezembro de 2014, o terminal multipropósito da companhia recebeu duas composições trazidas de Valência, na Espanha. Os veículos foram transportados em mafis, estruturas rodantes abertas, utilizadas na movimentação de cargas com dimensões fora dos padrões convencionais. 

Antes disso, a empresa participou do transporte de composições destinadas ao VLT de Cuiabá, Mato Grosso, de veículos para o corpo de bombeiros, vindos da Europa com destino à Brasília, Distrito Federal, e de trens para o metrô da capital paulista.