LogTalk LogTalk

Desafio de logística urbana reúne Brasil e Reino Unido. Inscrições abertas

Publicado em 06/01/2021

Empresas brasileiras podem contribuir com soluções para aumentar a eficiência da logística urbana em São Paulo


A proposta é: maximizar eficiência do abastecimento dos grandes centros urbanos. Na busca com uma logística urbana mais eficaz, diversas são as soluções para lidar com diferentes desafios da gestão, tomada de decisão e melhoria destes sistemas de abastecimento.
Nesse contexto surge este Demo Day, o “Desafio Brasil-Reino Unido de Logística Urbana” proposto pela Embaixada Britânica.
As inscrições já estão abertas e seguem até o dia 15 de janeiro.

 

O desafio de logística urbana

A iniciativa está sendo promovida pelo Programa de Cidades Inteligentes do Prosperity Fund e consiste em um Demo Day de inovação que vai abrir a oportunidade para PMEs e startups brasileiras e britânicas apresentarem suas soluções já existentes aos problemas e desafios colocados.
Esta iniciativa visa não apenas conhecer as soluções de mercado, mas, principalmente, permitir análises concretas de implementação, contratação e/ou execução de pilotos, uma vez que as soluções apresentadas já estão desenvolvidas

São dois os desafios apresentados:

 

1. Plataforma de data sharing

Desenvolvimento de solução para compartilhamento de dados relativos ao transporte urbano de carga na cidade de São Paulo, considerando:

  • Diferentes atores deste ecossistema: embarcadores, transportadores, órgãos públicos reguladores, start-ups, universidades e centros de pesquisa, associações de classe etc
  • Diferentes dados com potencial de uso: velocidade média, autuações, entregas, contagem de veículos, uso do espaço público via vagas Zona Azul, insucessos de entrega, acidentes, incidentes de segurança, reclamações de pedestres etc
  • Diferentes variáveis de análise: segurança, eficiência, emissões, ruído, nível de serviço etc

Plataforma + dados: input/output e armazenamento (gestão), descaracterização mantendo qualidade do dado para uso (sigilo), segurança (acesso)

 

2. Soluções para meio fio

Apresentação de solução para aumento de eficiência do uso do meio fio para estacionamento e operações de carga e descarga na cidade de São Paulo. Soluções podem ser essencialmente tecnológicas ou podem incluir uso de equipamentos que permitam melhora na eficiência. A solução deve ser data driven, isto é, deve haver coleta e disponibilização de dados para análises, assim como processos de tomada de decisão baseadas em dados.

 

Entre os benefícios para as empresas participantes estão atividades de mentoria individuais e coletivas (on-line) com executivos experientes, empreendedores de sucesso e investidores; acesso a conteúdos especializados; possibilidade de apresentação do negócio para investidores, aceleradoras privadas e executivos de grandes empresas; visibilidade e reconhecimento das soluções aceleradas.

Além da organização da Embaixada Britânica, este programa tem o apoio do Banco Mundial.

Mais detalhes sobre o regulamento e condições de participação estão disponíveis diretamente no site do Demo Day.