LogTalk LogTalk

DHL aproxima estoque e produção da Saint-Gobain em Guarulhos

Publicado em 23/09/2021

Conhecido como “in plant logistics”, modelo proporcionou redução de estoques, bem como ganhos logísticos na expedição e no tempo de entrega, mesmo frente a grandes flutuações de demanda


Foto: Divulgação

Com o objetivo de ajustar flutuações provocadas pela pandemia e otimizar processos, a Saint-Gobain Abrasivos firmou parceria com a DHL Supply Chain, empresa de soluções em armazenagem e distribuição. No processo, a DHL auxiliou a fabricante a transferir as linhas de produção de fábrica no centro de Guarulhos (SP) para um CD na mesma cidade, deixando produção e armazenagem na mesma instalação e praticamente lado a lado – modelo conhecido como in plant logistics.

Com a abordagem, a companhia obteve maior fracionamento da produção, redução do volume de estoque e capital imobilizado. Além disso, a Saint Gobain também registrou aprimoramentos na expedição e nos prazos de entrega, mesmo com a demanda elevada do mercado de construção civil nos últimos meses.

Segundo o diretor de Operações da DHL Supply Chain, Adriano Medeiros, a mudança agiliza muito o time to market e proporciona sinergia em termos de infraestrutura, equipe, gestão e real estate.

“Favorece também uma maior flexibilidade e resiliência operacional, pois elimina um elo da cadeia de suprimentos, aspectos que se mostraram fundamentais para a manutenção do fluxo de abastecimento frente as restrições provocadas pela pandemia. Interessante notar também como uma parceria de 19 anos, alavancada pela prática da DHL Supply Chain de desenvolvimento contínuo, pode se reinventar e gerar um novo modelo logístico que traga ainda mais benefícios.” – Adriano Medeiros, Diretor de Operações da DHL Supply Chain.

Para a gerente de Logística da Saint-Gobain, Helen de Souza, a fusão da operação de conversão com a operação logística tem como objetivo continuar a construção de uma organização que ofereça os melhores serviços.

“Essa mudança vai nos permitir trabalhar em quatro frentes: aumentar a eficiência de atendimento, ampliar a produtividade e a rentabilidade operacional, e conquistar novos clientes. [...] com essa alteração, foi possível a flexibilização na conversão de produtos na planta de Cumbica em Guarulhos, com a produção de itens MTO [Produção sob Encomenda] e MTS [Produção para Estoque], garantindo o atendimento muito mais ágil aos nossos clientes, uma vez que elimina o tempo de trânsito entre fábrica e centro de distribuição. O diferencial está no tempo de processamento do pedido que ao ser apontado pela fábrica no mesmo dia é faturado e expedido aos nossos clientes.” – Helen de Souza, gerente de Logística da Saint-Gobain.

O PROJETO EM SI

O escopo do trabalho da DHL Supply Chain começa na gestão de armazenagem: desde a recepção e conferência dos produtos vindos da produção, passando pela estocagem e controle de inventário, até a expedição e consolidação para a entrega (outbound). Ao todo, a Saint-Gobain dispõe de mais de 3.029 SKUs (Stock Keeping Unit).

A DHL Supply Chain realiza também o transporte rodoviário para distribuidores, revendedores, megastores e homecenters em diversos locais espalhados pelo país. Por mês, são realizadas mais de 50 mil entregas. Essa distribuição é realizada pela malha nacional da DHL Supply Chain, que hoje abrange cerca de 5 mil veículos, entre próprios e agregados. As entregas contam com tracking e visibilidade de ponta a ponta por meio do sistema My Supply Chain.

"Esse novo desenho permitiu a realização de entregas até no mesmo dia na Grande São Paulo, um ganho muito significativo frente a um mercado cada vez mais competitivo e com lead times de entrega cada vez menores. Fizemos isso atendendo todos os protocolos sanitários em relação à Covid-19 e com um índice de mais de 98% de sucesso nas entregas dentro do prazo. Planejamos ainda agregar outros serviços a essa operação, principalmente packaging e um escopo mais amplo de transportes, principalmente last mile.” – Adriano Medeiros, Diretor de Operações da DHL Supply Chain.