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DHL desenvolve projeto para tornar logística da Estée Lauder no Brasil mais ágil e sustentável

Publicado em 30/01/2024

Plano logístico incluiu ferramentas de visibilidade da carga, utilização mais ampla do aéreo e a utilização do "RodoExpresso", reduzindo o lead time das entregas

Por Redação

DHL desenvolve projeto para tornar logística da Estée Lauder no Brasil mais ágil e sustentável
A DHL realiza as transferências entre os CDs, no Espírito Santo, operado por um veículo elétrico (Foto: Divulgação)

A DHL Supply Chain desenvolveu um projeto para a Estée Lauder Companies para tornar a logística da fabricante e vendedora de produtos de beleza mais ágil e sustentável no Brasil. De acordo com a DHL, o novo plano logístico teve três objetivos principais: agregar valores sustentáveis a operação, a redução do lead time de transporte e uma maior visibilidade e solidez nas entregas.

“Esse mercado tem uma característica importante de grande parte das entregas para lojas de shoppings e distribuidoras dever acontecer até quinta-feira, deixando o estoque pronto para os picos de venda dos finais de semana. Além do last mile, a DHL realiza também as transferências entre os Centro de Distribuição dos produtos da Estée Lauder, no Espírito Santo, operado por um veículo elétrico”, explicou a companhia em comunicado à imprensa.

Segundo a gerente de Business Development na DHL Supply Chain, Giovanna Mauricio, o trabalho reuniu diferentes aspectos. Primeiro, uma grande volumetria de distribuição pulverizada em diferentes pontos de abastecimento, o que por si só já seria um desafio.

“O segundo ponto foi a revisão do plano de transportes com novos modais e tecnologias, o que abriu espaço para um ganho de lead time. E, por fim, temos a questão da sustentabilidade atrelada a diversidade & inclusão, tanto do ponto de vista ambiental como da diversidade de gênero. Esses pontos evidenciam o caráter estratégico da logística e como ela pode agregar mais valor aos negócios”, explicou a executiva.

A DHL Supply Chain introduziu a utilização de veículos elétricos em algumas rotas de distribuição em São Paulo, Espírito Santo e Rio de Janeiro, sendo que esta frota é em grande parte conduzida por motoristas femininas, tornando essa área mais diversa. Estima-se que, em média por mês, esses veículos previnam e emissão de 3,2 mil toneladas de CO2, o que equivale ao plantio cerca de 400 árvores.

Ainda na área de transportes, a DHL Supply Chain ampliou o uso do modal aéreo, especialmente nas regiões Nordeste e Norte, e passou a utilizar o "RodoExpresso", solução de transporte rodoviário com lead time semelhante ao aéreo que chega a empregar dois motoristas em um mesmo veículo.

Para acompanhar e gerir todo esse fluxo, é utilizada a plataforma DHL MySupplyChain, que dá visibilidade de ponta a ponta do status da carga. “Toda nossa interface com o cliente é digitalizada e baseada em KPIs pré-definidos, o que possibilita uma gestão ativa e em tempo quase real, permitindo também um desenvolvimento operacional contínuo”, completou Fabiana Vilella, diretora de Operações de Transporte da DHL Supply Chain.