Informe os dados de acesso para entrar na área do assinante.

DHL Supply Chain e Trackage lançam solução para gestão de pátio

 

Publicado em 22/02/2021


Aplicativo reduz o tempo de espera dos motoristas em até 50%, com visibilidade de toda gestão de pátio

 

O lançamento voltado a gestão de pátio leva o nome de “Maestro”. A premissa é que a solução reduza em até 50% o tempo de espera dos motoristas para carga e descarga, e dê mais visibilidade e controle às operações. Baseada em um aplicativo para celular utilizado pelos caminhoneiros, a iniciativa quase zerou o contato humano nestes processos, contribuindo assim para reduzir riscos associados à disseminação da Covid-19.
Maestro foi desenvolvida em parceria pela DHL Supply Chain, especialista em armazenagem e distribuição, e a startup Trackage, que realiza otimização de processos logísticos baseada em rastreabilidade.


A solução foi implantada no Centro de Distribuição (CD) da Unilever, multinacional de bens de consumo, em Pouso Alegre (MG). Com 87 mil m² de área, a instalação tem 135 docas, recebendo de 100 a 250 carregamentos por dia. Antes da nova abordagem, o ingresso de veículos para coleta e descarga envolvia várias etapas como a realização de cadastrado manual e contato humano. Com o Maestro, o motorista utiliza um aplicativo em seu smartphone, pelo qual faz, de forma autônoma, seu cadastro. A partir disso, a DHL Supply Chain tem a confirmação de chegada e de localização no pátio, gerindo, de forma remota e individualizada, todas as instruções de movimentação. O cliente também tem visibilidade de todo o processo, que inclui indicadores de desempenho em um dashboard especial e em tempo real.


"Este projeto extrai um valor muito grande de tecnologias no mercado a um custo viável. O impacto no dia a dia é muito grande, reduzindo o tempo de espera dos motoristas, aprimorando a segurança e dando mais eficiência à logística interna do CD. Permite uma gestão mais ativa destas atividades, pois temos visibilidade constante no dashboard. A iniciativa foi bem recebida pelas transportadoras parceiras também, tanto que algumas estão doando smartphones a motoristas que não possuem o aparelho. Já temos mais de 2.500 motoristas cadastrados." - Lilio de Souza Rocha Neto, evangelizador em Inovação da DHL Supply Chain no Brasil.

 

Para o CEO da Trackage, Victor Hugo Moreira, este tipo de tecnologia aplicada em serviços é uma necessidade evidente para o setor.

 

"As empresas têm uma necessidade latente de reduzir custos, otimizando seus processos logísticos com a utilização da tecnologia e dispositivos IoT, possibilitando uma visão e gestão estratégica de toda operação, com inteligência de dados e indicadores que possibilitem melhores tomadas de decisão".

 

 

Veja também: