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Dia C de Ciclologística reúne representantes do poder público e cicloentregadores em SP

Publicado em 20/12/2021

Composto por uma série de atividades, evento também promoveu o debate da criação de mini terminais logísticos regionais; insights servirão de base para a criação do Manual de Ciclologística da Prefeitura de São Paulo


Foto: Divulgação

A opção e as vantagens da utilizar bicicletas no setor de transporte. Esse foi o tema do Dia C de Ciclologística, realizado no dia 14 de dezembro em Galpão ZL, em São Paulo. Promovido pelo Banco Mundial e a Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito de São Paulo, o evento foi marcado pela discussão sobre os potenciais da entrega por bicicleta. A conversa, que também foi transmitida pelo YouTube, também teve o apoio do Instituto Aromeiazero, Scambo e pesquisadores do Insper.

Participaram da conversa representantes da CET, que falaram sobre a criação de mini terminais logísticos regionais e do plano de expansão da ciclovia na cidade, membros da subprefeitura de São Miguel Paulista e cooperativas, coletivos e trabalhadores autônomos. Ao longo da conversa, foi possível discutir os potenciais das entregas por bicicleta, que se fortaleceram durante a pandemia causada pela Covid-19, dificuldades que os cicloentregadores enfrentam no dia a dia e os benefícios deste meio de transporte para além do pilar ambiental.

Segundo Maurício Losada, do Departamento de Políticas de Mobilidade, a ciclologística é extremamente eficiente, pois diminui o trânsito da cidade, reduz a poluição e traz cada vez mais pessoas para o mercado de trabalho.

“Planejamos estimular a implantação de mini terminais logísticos regionais para mostrar um modelo de negócios que gera valor para quem está operando. Estamos planejando realizar o projeto piloto de mini terminais logísticos com a participação de universidades, da iniciativa privada e de operadores independentes, sem precarização da relação de trabalho, para provar que este é um modelo de negócios que beneficia todos os envolvidos.” – Maurício Losada, do Departamento de Políticas de Mobilidade.

Além do bate-papo, quem passou pelo Galpão ZL pôde conferir a exposição de veículos cargueiros oferecida pela Fast Via, Dream Bike, Zity, SOS Bikes (Clube Santuu) e Carbono Zero. Esta última e a Unlog coletaram informações de pessoas interessadas em possíveis vagas de trabalho, inclusive imigrantes, no Balcão de Empregos. O SEBRAE deu uma verdadeira aula sobre abertura, formalização, custos e dívidas de MEI e seguiu o dia prestando assessoria para empreendedores da região e convidados contribuíram com dados e mobilização para o Dia C, Aliança Bike, Shimano, Tembici e Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (CEBRAP).

Ao longo do dia, entregadores de coletivos parceiros e pessoas treinadas no Delivery Justo, formação online desenvolvida pelo Aro com o Galpão ZL, distribuíram mais de 60 livros, doados pela Amazon, para moradores dos bairros da zona leste de São Paulo.

Segundo Malu Gomes, da Fundação Tide Setubal do Galpão ZL, local de referência e cultura do bairro de São Miguel e único ponto de leitura que ficou aberto no território durante a pandemia. “A bike literária é necessária para democratizar o acesso à literatura na periferia. Além disso, é também uma forma de entregar afeto para pessoas que estão tão necessitadas de carinho, principalmente em momentos como este”, pontuou.

MANUAL DE CICLOLOGÍSTICA

Vale ressaltar que tudo o que foi discutido durante o evento servirá de base para o Manual de Ciclologística da Prefeitura de São Paulo, que será lançado no começo de 2022.

“A ideia do Dia C foi preparar o lançamento do Manual de Ciclologística, que simboliza o esforço da Prefeitura e de toda a sociedade em criar em São Paulo um ambiente favorável para entrega de bicicleta como um todo”, destacou Murilo Casagrande, diretor do Instituto.