LogTalk LogTalk

Dia da Logística: devemos comemorar?

Publicado em 06/06/2017

Especialmente no Brasil, os profissionais de logística e supply chain devem comemorar, porque lidam com umas das logísticas mais complexas do mundo

Por Equipe MundoLogística


Foto: Divulgação

O dia 6 de junho é considerado o Dia da Logística. A data faz referência ao evento que se caracterizou como um dos maiores e mais importantes movimentos logísticos mundiais no passado: o desembarque das forças aliadas na Normandia, ao final da Segunda Guerra Mundial. O sucesso da missão se deu muito pelo excelente planejamento logístico da operação realizado na ocasião, que contava com movimentação de tropas, transporte de suprimentos, armas e equipamentos.

De lá para cá, a logística sofreu muitas evoluções. Ganhou estudos, livros, técnicas, virou profissão e, apesar de ter seu surgimento nas guerras e batalhas, tem sido mais utilizada para melhorar a vida das pessoas e das empresas. Por si só, um fato relevante para se comemorar.

A logística tem evoluído juntamente com a vida das pessoas. Hoje em dia compramos produtos pelo celular, e os recebemos dias (ou horas) depois no local desejado. Quem não é da área logística pode imaginar que a tecnologia é fantástica, e que permite essas realizações como um passe de mágica. Mas os logísticos sabem que, por trás de uma compra on-line, existem processos e preparações necessárias para que essa "mágica" possa acontecer.

Não é só colocar a mercadoria no caminhão e esperar que ela chegue ao cliente final. Existe o planejamento de demanda antecipado, os estoques preparados, o centro de distribuição bem organizado, os transportes contratados e gerenciados, o atendimento ao cliente bem feito e o rastreamento de tudo que ocorre - só para citar algumas atividades.

Especialmente no Brasil, os profissionais de logística e supply chain devem comemorar, porque lidam com umas das logísticas mais complexas do mundo. Como transportar sem infraestrutura? Como planejar custos com uma lei tributária e fiscal extremamente complexa e confusa? Como planejar estoques e demanda em um país instável econômica e politicamente? Esses são apenas alguns dos dilemas que os profissionais enfrentam diariamente. Para isso, existem grandes profissionais – esses sim fazem "mágica" com o que têm e trabalham muito para isso.

Então, devemos comemorar, sim, o dia da logística e dos profissionais de logística. É mais do que justo celebrar o dia dedicado a quem faz a mágica acontecer.