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Digital permite manter e expandir operações logísticas durante pandemia

 

Publicado em 30/04/2020

Com tantas restrições gerais impostas, operações logísticas seguem fortalecidas e em crescimento devido ao suporte digital

 

Enquanto diversos setores da economia enfrentam restrições no formato tradicional de atuação, deliverys e logística de transporte tornam-se essenciais para a manutenção dos negócios. E não é só na rotina das operações logísticas das empresas que a mudança é visível. Os sistemas de tecnologia para o setor também registram volumes acima do habitual.

A Lincros é um dos exemplos. A empresa, brasileira especializada em soluções para redução de custo e gestão de transportes para embarcadores, registrou em março aumento de 9% no número de operações monitoradas pelo Tracking da companhia, sistema de gestão de entregas, na comparação com fevereiro.

De acordo com José Antonio Gasque Júnior, CSMO, esse número representa um volume de quase mil novos caminhões controlados através do software. “Também houve aumento em outras operações que demonstram a importância da logística neste período. A gestão e auditoria de fretes, realizadas pela plataforma da Lincros tiveram crescimento de 6,5% nas operações”, relata.

 

Controle digital é facilitador na crise

José comenta que ter uma operação alinhada com a transformação digital é um fator decisivo para suportar o aumento repentino.

 

“É visível que neste momento as soluções digitais estão sendo primordiais para garantir o gerenciamento eficiente deste aumento. Em empresas com operações analógicas, ter 9% de aumento em poucas semanas pode significar um caos na operação, com perdas em diversas frentes por conta da falta de visibilidade e controle.”

 

Entre as vantagens do monitoramento através de soluções digitais estão a previsibilidade da operação, a contratação de embarcadores com melhor custo-benefício, através de trâmites online e o monitoramento em tempo real.

 

“Ter aumento de veículos em rota significa um impacto em toda a operação, da venda à entrega no cliente. Definir melhores rotas, otimizar trajetos e agrupar entregas são ganhos que resultam não só na agilidade da operação, mas na redução de custos para uma rotina mais eficiente. Ganha o cliente final, ganha a empresa, que tem em mãos dados confiáveis para executar e otimizar os processos.”

 

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