ÁREA DO ASSINANTE
Inscreva-se em nossa newsletter e fique bem informado!
Airport town

 

Categorias

 

Fretebras

 

BYD

 

Evento Transformação SC

 

e-Galpão

 



Divisão de armazenagem da Yusen Logistics faz testes com drones, voice picking, RFID e outras tecnologias

Publicado em 25/07/2019

 

A proposta é analisar o que é viável nos Centros de Distribuição da empresa no Brasil, próprios ou dos clientes, e optar pelas tecnologias que trazem maior ganho de produtividade e segurança nas operações. Muitas tecnologias em teste no país já são usadas em outras unidades da Yusen pelo mundo  

A Yusen Logistics Brasil, através da divisão de Contract Logistics, está fazendo uma série de testes para adoção de tecnologias que facilitem a movimentação de cargas nos centros de distribuição tanto na unidade própria em São Paulo, o CD Anhanguera, como em unidades dos clientes geridas pela Yusen em todo o país. A ideia é testar o uso de drones, já incorporados às operações na Europa, o Voice Picking, que automatiza boa parte do processo de coleta de itens no armazém, esteiras flexíveis gravitacionais e as chamadas esteiras automatizadas. Esta última foi muito bem avaliada tanto para o CD Anhanguera em um projeto específico para um cliente em que será adotada na fábrica, resultando em 100% de automatização do processo de movimentação da carga. 

Uma das tecnologias em análise que deve ser implantada em breve é o RFID, que quer dizer Radio-Frequency IDentification ou, em português, Identificação por Rádio Frequência. O estudos estão sendo conduzidos em dois clientes da Yusen Logistics no Brasil, um fabricante de linha branca, para uma operação in house e outro, de eletrônicos. Neste, a ideia é levar produtos direto da fábrica para o armazém da Yusen. Como todos sabem o RFID, muito em uso na Europa, substitui a antiga leitura do código de barras por um processo de leitura automática dos itens ao passarem por um determinado local.

Outras tecnologias que também estão no radar da Yusen no Brasil são o Pad Picking, o Sistema Push Pull, RFID e ainda o Armazém Automático Vertical. 

Na gestão do pátio e de veículos da empresa, no CD Anhanguera, por exemplo, novas tecnologias estão sendo implantadas para gerir os veículos estacionados, com controle em tempo real e posicionamento dos veículos na planta.   

“O avanço das tecnologias tem sido muito rápido.  Nem todas são adaptáveis à realidade de cada um dos armazéns, mas precisamos estar em constante estudo para tirar o melhor proveito e oferecer um serviço cada vez mais eficiente e seguro aos clientes”, disse Raquel Teixeira, diretora de Contract Logistics da Yusen Logistics. 

 

Quer se manter atualizado e preparado para o mercado de trabalho?
Clique aqui e descubra como a MundoLogística vai te ajudar!

 

Veja também: