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DMS Logistics adota Pre-Pull para evitar atrasos na coleta de contêineres

Publicado em 04/01/2022

Recurso consiste na antecipação da coleta dos chassis nos pools, geralmente um dia antes do carregamento dos contêineres, evitando que as coletas sejam reprogramadas


Foto: Divulgação

Apesar de ser menos frequente quando comparado a países como Estados Unidos, o atrasado de coletas é um problema para o comex quando se fala em Brasil – especialmente em um cenário de pandemia. Nesse contexto, o Pre-Pull, solução adotada pela DMS Logistics, surge como como uma saída mais viável e a solução para o atraso nas coletas.

Atrasos na coleta de contêineres podem acarretar prejuízo para as empresas de transporte. Com a ampliação do problema em vários países, o Pre-Pull é identificado como uma alternativa viável, que antecipa processos e agiliza entregas.

“Além dos desafios no transporte marítimo internacional salientados a partir da pandemia da Covid-19, o transporte interno de containers foi gravemente afetado, especialmente em países como os Estados Unidos, onde a maior parte das transportadoras não possuem seus próprios chassis”, destaca Filipe Carneiro, gestor de Produto Marítimo na DMS Logistics.

O executivo explica que, no Brasil, o problema é minimizado porque as transportadoras geralmente têm seus próprios chassis, mas que, ainda assim, atrasos estão acontecendo com maior frequência.

“Nos Estados Unidos, os atrasos aumentaram principalmente por causa da rápida recuperação de volume nos portos/rampas, da redução da capacidade operacional nos terminais no primeiro semestre de 2021 e do déficit de motoristas no país. Aqui, o problema não é tão grave, mas ainda assim pode causar prejuízos, que podem ser evitados com o uso do Pre-Pull.” – Filipe Carneiro, gestor de Produto Marítimo na DMS Logistics.

O PRE-PULL

Como o próprio nome já diz, o Pre-Pull consiste na antecipação da coleta dos chassis nos pools, geralmente um dia antes do carregamento dos contêineres, evitando que as coletas sejam reprogramadas. “O motorista, antecipadamente, coleta o container em um depot e o transporta até o pátio da transportadora para que, então, seja entregue na fábrica do exportador. Essa prática minimiza os riscos e aumenta a chance de que os prazos sejam cumpridos”, enfatiza Filipe.

No caso da DMS Logistics, a empresa destinou uma equipe às coletas das cargas. O time identifica semanalmente a disponibilidade de chassis nos pools e, caso haja falta de equipamentos, é possível contratar transportadoras que tenham seus próprios chassis ou utilizar o Pre-Pull para evitar surpresas na hora de fazer a coleta dos contêineres.

 

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