Assinatura Premium Assinatura Premium

Drogaria Araujo moderniza CD com equipamentos da Jungheinrich

Publicado em 06/10/2020

Aquisição de empilhadeiras retráteis e selecionadoras horizontais de pedidos expande eficiência do CD


A Drogaria Araujo, uma das maiores redes de farmácia do Brasil, adquiriu recentemente 20 equipamentos da Jungheinrich, uma das líderes globais em soluções de intralogística. As novas aquisições incluem 11 empilhadeiras elétricas, oito selecionadoras de pedidos horizontal de chumbo-ácido, e uma empilhadeira movida a combustão para serviços na área externa.
Quinta maior empresa do segmento no país, a Drogaria Araujo possui condomínio logístico próprio, em Contagem (MG), com Centro de Distribuição de 23 mil m². O depósito tem mais de 22.500 endereços de armazenagem para abastecer 230 lojas em Minas Gerais e atender todo o Brasil por meio do e-commerce. São 38 docas e 10 km de esteiras, em uma transação que envolve 40.000 endereços de picking.
Esse volume intenso já não era acompanhado pelas 18 máquinas antigas, de outra marca, que a empresa possuía.

“Com o crescimento da operação, a Drogaria Araujo compreendeu que sua logística interna necessitava de um parceiro sólido, detentor das melhores tecnologias e de um serviço de pós-venda de primeiro mundo. Nesse momento, teve início a nossa parceria.” - Vigold Georg, vice-presidente da Jungheinrich para a América Latina.


“Precisávamos de equipamentos modernos, confiáveis, seguros e produtivos. Nossa operação tem uma alta demanda de picking, que acontece 24 horas por dia, seis dias por semana, em três turnos. São milhares de movimentações diárias que ficaram muito mais funcionais com a chegada dos equipamentos da Jungheinrich.” - Adalberto de Barros Correia Fontes, superintendente de logística da Drogaria Araujo.


Diversos produtos, como medicamentos, vacinas, cosméticos, dermocosméticos, itens de higiene pessoal e perfumaria, conveniência, alguns tipos de alimentos, suplementos, produtos infantis, linha voltada para pets e agro, mercadorias refrigeradas e até presentes são monitorados desde o seu recebimento até sua distribuição nas lojas ou entrega ao consumidor final, em um processo que acompanha também a separação e o armazenamento dos itens.
Com a tecnologia 2Shift 1Charge (2 turnos 1 carga) da Jungheinrich, a operação, com uma única bateria de chumbo-ácido, tem autonomia de até 16 horas e possibilidade de 3 turnos com 0,33 baterias sobressalentes por equipamento. Com esse ganho, a Drogaria Araujo teve uma redução significativa no número de baterias sobressalentes e no tempo dispensado para a pausa.

“Antes, tínhamos 32 baterias extras para 18 máquinas - com a migração para a Jungheinrich, reduzimos para 13 o número de baterias reserva, e o tempo de recarga baixou para uma hora. Além disso, as reduções das trocas de baterias ampliam os cuidados com o operador.”


Outro quesito que pesou na escolha foi o pós-venda da fabricante alemã. A manutenção, que antes era realizada por um técnico interno, passou a ser feita pelo serviço de assistência da Jungheinrich.


“Além da economia financeira, os episódios de quebra são muito raros e as paradas de manutenção preventiva são programadas com antecedência. Não me recordo de nenhum caso de equipamento parado por falta de manutenção.”

 

Segurança e conforto para o operador

A equipe de Segurança do Trabalho da Drogaria Araujo também validou a escolha por equipamentos da Jungheinrich. Os técnicos consideraram a redução do nível de ruído na comparação com as máquinas antigas e a garantia de um ambiente confortável e mais protegido.

Ainda no quesito segurança, a empresa adquiriu acessórios opcionais, que conferem ainda mais proteção a seus colaboradores. A câmera e monitor de vídeo nos garfos auxiliam a elevação e armazenamento dos paletes; o Drive&Lift Plus permite maior velocidade de deslocamento da máquina e elevação da torre; o indicador de carga mostra o peso do palete na tela; e a telemetria permite controle total da produtividade e check-list automático.

Entre os operadores, a opinião é de que os equipamentos da Jungheinrich são muito mais fáceis de operar, além de seguros e ergonômicos. A redução de impacto nos joelhos e tornozelos é um ganho percebido no dia a dia. As movimentações dos colaboradores consistem em sentar, levantar, descer da máquina, subir de volta para a máquina, e dirigir. E essa sequência de esforços é reduzida com os equipamentos Jungheinrich.

Como a condução é feita em pé nas selecionadoras e o acesso ao equipamento é próximo ao chão, os amortecedores dispostos na área de plataforma da máquina ajudam muito, e os movimentos dos operadores passam a ser menores, sem grandes esforços para o corpo. Outra vantagem é o volante JetPilot, que oferece conforto de direção e operação intuitiva, na qual o corpo não se torce nas curvas, o que alivia a carga no pescoço e na coluna vertebral.