Multilog Multilog

Ecoporto Santos inicia as operações dos portêineres

Publicado em 04/08/2015

Os equipamentos foram instalados na região do Valongo, que é considerada a primeira em operação no Porto de Santos

No dia 3 de agosto, o Ecoporto Santos, terminal portuário do Grupo EcoRodovias, iniciou uma nova fase no Porto de Santos, ao operar o primeiro navio na região do Valongo, utilizando dois dos seus três novos e modernos portêineres. Esses equipamentos enfrentaram, já em sua primeira operação, o desafio de movimentar 822 contêineres de importação, que chegaram a bordo do navio YM Evolution. A perspectiva para a próxima operação, que deve ocorrer ao final desta semana, é que os três equipamentos entrem em funcionamento.

Cada grua de movimentação possui, aproximadamente, 120 metros de altura e pesa 1.600 toneladas. A expectativa da área operacional para essa primeira operação era de atingir, por equipamento, a movimentação de 20 contêineres por hora, marca que foi superada, uma vez que os picos de 31 movimentos por hora foram registrados por equipamento.

De acordo com o diretor-presidente do Ecoporto Santos, José Eduardo Bechara, o mais importante, nesse primeiro momento, não é a quantidade de movimentos por hora, mas a busca da excelência no processo operacional. “Sempre nos destacamos pelos nossos ótimos números de movimentação e, por isso, afirmo que após superarmos essa curva de adaptação, o número de movimentos por hora terá destaque.”

A instalação desses equipamentos e de todo o sistema tecnológico gerou um novo planejamento no fluxo de contêineres. Toda a retaguarda da operação foi redesenhada e modernizada para atender à velocidade que os portêineres exigem. “Em suma, todas as operações de planejamento de pátio e de transporte foram preparadas para uma nova forma de trabalho, muito mais eficiente e tecnológica”, destaca o diretor-presidente.

Outro ponto que merece ser enfatizado, de acordo com Bechara, é a modernização trazida à região do Valongo, que é considerada a mais antiga do porto Santista. “As operações do Porto de Santos se iniciaram no Valongo e o Ecoporto Santos investe e acredita nessa região desde 1998. Tenho a convicção de que estamos contribuindo de forma concreta para a revitalização dessa região e, consequentemente, para a modernização do setor portuário brasileiro.”