LogTalk LogTalk

EcoRodovias adquire 41% de participação do Complexo Tecondi

Publicado em 24/05/2012

O grupo EcoRodovias anunciou, no último dia 22 de maio, que adquiriu, por R$ 540 milhões, 41% de participação do Complexo Tecondi, formado pelas empresas Tecondi, Termares e Termlog, que possui três berços de atracação, com extensão total de 703 metros, e cinco pátios de armazenagem que totalizam 181 mil m². A companhia informa que o negócio inclui, ainda, uma opção de compra dos 59% restantes no prazo de um ano.

Localizado na margem direita do Porto de Santos (SP), o complexo possui hoje 16% de participação de mercado na movimentação de contêineres no porto, o que o coloca como terceiro maior terminal portuário da região. Vale lembra que as cargas conteinerizadas responderam, em 2011, por 35% do total movimentado em Santos. Com exceção de 2009, em que o setor foi fortemente afetado pela crise financeira mundial, vem crescendo há mais de dez anos.

A EcoRodovias informa que já existem investimentos previstos para melhor estruturar as operações. Entre as ações previstas estão a aquisição de novos equipamentos – portêineres e RTGs – e o reordenamento da área. A compra dos equipamentos tem como meta aumentar a produtividade, enquanto o objetivo com as alterações nas áreas é maximizar as atividades operacionais do terminal.

Segundo informações da EcoRodovias, com essa aquisição a companhia dá mais um passo com foco na integração logística. As operações da empresa estão organizadas em sistemas logísticos, que incluem terminais multimodais e concessões rodoviárias nos principais corredores de importação e exportação e de circulação de bens, de produção, de consumo e de turismo do país. Pelos 1.935 quilômetros de rodovias administradas pela empresa, já considerando os 476 quilômetros da BR-101, passam 50% das cargas movimentadas para importação e exportação. A EcoRodovias conta ainda com 14 unidades de logística, entre centros de distribuição, armazenagem e portos secos, e três plataformas multimodais.

Com a aquisição, a companhia destaca que, junto com os Ecopátios Cubatão e Imigrantes e as demais unidades da Elog Sudeste, todas localizadas em um raio de até 200 quilômetros do Complexo Tecondi, passa a contar com a maior retroárea do Porto de Santos e poderá otimizar a operação do cais transferindo parte do volume armazenado no terminal para essas áreas.