Multilog Multilog

Elog assume cadeia logística de multinacional alemã

Publicado em 04/10/2013

Com expertise em logística integrada, Elog simplificou processos para Einhell

Redução de custos, centralização de informações num único fornecedor, relatórios qualificados, controle e acompanhamento logístico e satisfação dos clientes atendidos são alguns dos benefícios conquistados pela multinacional alemã Einhell após firmar parceria com a Elog, empresa de logística do grupo EcoRodovias e BRZ Investimentos, para a serviços de logística integrada.

Pioneira ao implantar no Brasil a estrutura de Plataformas Logísticas, a Elog passou a oferecer todos os serviços na cadeia logística da Einhell, empresa que desenvolve e comercializa máquinas e ferramentas elétricas e abastece grandes magazines de construção, há 50 anos.

As soluções foram desde o desembaraço de cargas no Ecoporto - empresa de operação portuária do grupo EcoRodovias -, seguindo para um dos portos secos da Elog - quando é feita a nacionalização da carga quando necessário -, na sequência o destino são os centros de distribuição, e, por fim, a carga é transportada até o cliente final da Einhell. Tudo isso, centralizado em uma única empresa.

O modelo de operações foi desenhado com base nas necessidades da multinacional, que recebe grande parte dos produtos da China por via marítima. Com o novo trabalho integrado em prática, a Einhell não demorou a visualizar resultados.  “Anteriormente, precisávamos contatar duas, três ou mais pessoas até descobrir de onde vinha o problema logístico de nossas cargas, para depois resolvermos. Com a nova prestação de serviço, quando há dúvidas, já sabemos aonde ir”, diz o gerente administrativo e operacional, David Marcel Levy.

Além disso, Marcel destaca também que outro problema que a empresa enfrentava anteriormente era o uso de 12 transportadores para realizar a Gestão do Transporte, além de não utilizar os serviços do porto seco - terminais intermodais terrestres, que atuam como depósito alfandegado localizados na zona secundária, recebendo as cargas ainda consolidadas, podendo nacionalizá-las de imediato ou trabalharem como entreposto aduaneiro. “Tínhamos um gasto muito maior com a carga nacionalizada de imediato”, explica o gerente.

Para a Elog, o resultado alcançado representa um envolvimento efetivo em todos os processos de um único cliente, a análise de todo o cenário. “Nosso objetivo é cada vez mais criar operações específicas, de acordo com a necessidade de nossos parceiros, avaliando situações físicas, de custo, para conquistar maior produtividade, assim como a Einhell tem alcançado a cada dia”, finaliza Armindo Adegas, Diretor Comercial da Elog.