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Em cinco anos, CD brasileiro da ZF Aftermarket se torna referência do grupo no mundo

 

Publicado em 13/04/2022

Transformações digitais baseadas em Big Data, IoT e Machine Learning, aliadas a otimizações de espaço, elevaram produtividade na distribuição de peças ao mercado

Por Redação


Foto: Divulgação

A ZF Aftermarket comemorou cinco anos de atividades do centro de distribuição localizado em Itu (SP). Neste período, o CD recebeu investimentos em equipamentos automatizados e em digitalização de processos que elevaram a produtividade da operação em 34%, com aumento na agilidade de entrega de peças aos clientes e integração de dados com toda a cadeia. Atualmente, o empreendimento é um dos mais digitalizados de toda a ZF Aftermarket no mundo.

No espaço, estão concentradas as atividades de logística de peças das marcas ZF, Lemförder, Sachs e TRW, destinadas às linhas leve e pesada, considerando ainda equipamentos fora de estrada.

De acordo com Bruno Silva, gerente sênior de Operações da ZF Aftermarket, trata-se de uma das maiores operações do mercado de reposição no Brasil atualmente, pois reúne um dos maiores portfólios, com a movimentação mensal de cinco milhões de autopeças, além de ser o primeiro centro de distribuição integrado da empresa no mundo. Esse número não inclui o volume movimentado pela marca WABCO, também pertencente à ZF Aftermarket, cujo centro de distribuição de peças está instalado em Campinas (SP).

A operação em Itu recebeu, em cinco anos, inversões de aproximadamente R$ 18 milhões em equipamentos e processos. “As inúmeras otimizações e transformações digitais baseadas em Big Data, IoT e Machine Learning vêm trazendo cada vez mais eficiência à logística de peças da ZF Aftermarket na América do Sul”, explica. 

Muitos dos equipamentos utilizados na operação são robotizados e permitem integração de dados. O armazém possui cinco elevadores automáticos, que quadruplicam a velocidade de atendimento dos pedidos, aplicando o conceito de Picking by Light de coleta por indicações de lasers.  Além disso, há máquinas de embalagens automatizadas, estas com o sistema Picking-by-Voice, método de separação de peças a partir de comandos de voz dos operadores.

Desde o final de 2021, a utilização das soluções digitais e de automação também permitiu à ZF Aftermarket retirar de cena o uso do papel nas operações logísticas, tornando-se 100% paperless. Isso significa uma redução estimada de 320 mil folhas de papel que deixarão de ser utilizadas por ano em Itu.

Os novos sistemas adotados otimizaram o trabalho de cada operador e dos coordenadores, que ganharam atividades mais estratégicas dentro do processo. “Em cada uma das atividades desenvolvidas dentro do CD, há a utilização de recursos digitais, desde o recebimento, armazenamento, embalagem, separação até a expedição final para o cliente, o que mostra um alto índice de comprometimento da ZF com os processos de digitalização”, explica Bruno Silva.

DIGITAL TWIN

Segundo o executivo, o mais novo aliado na logística de peças da ZF Aftermarket é o sistema Digital Twin, ou, gêmeo digital, que faz réplicas virtuais dos processos para simular as melhores versões de trabalho na realidade.  O novo sistema será integrado ao centro de distribuição da Aftermarket ainda em abril deste ano. 

“Com ele, poderemos analisar nosso armazém em um ambiente virtual, introduzir elementos ou mudar estratégias para depois aplicarmos ao mundo real, visando a melhoria contínua. A simulação nos permitirá representar virtualmente os processos logísticos pelos quais passa um produto, desde o momento em que ele entra no armazém até ser expedido. Com isso, conseguimos obter as informações necessárias para identificar os pontos fortes e fracos das etapas da operação.” – Bruno Silva, gerente sênior de Operações da ZF Aftermarket.

O uso do Digital Twin permite à equipe testar novas situações antes de colocá-las em funcionamento real, prevendo a performance a partir de fluxos e diferentes picos de demanda. Os benefícios são extensos e vão desde o alcance da maior produtividade, identificação de oportunidades de melhorias e redução de custos, até a prevenção de erros, controle de inventário e o monitoramento das atividades.

INTELIGÊNCIA DE PROCESSOS: IMPACTO EM CLIENTES E FORNECEDORES

Em 2020, o centro de distribuição da ZF Aftermarket iniciou a operação do sistema de RFID para o recebimento de toda linha de embreagens Sachs. “A aplicação deste sistema está sendo liderado pela ZF no que chamamos de solução “End-to-end”, ou seja, impactando a cadeia do mercado de reposição do início ao fim.  Para isso, a ZF segue aprimorando o uso desta tecnologia e está em fase final de testes-piloto, compartilhando know-how e dando suporte aos clientes e parceiros em suas jornadas digitais”, pontua Bruno Silva.

Também foi implementada RPA (Robotic Process Automation), tecnologia que emprega inteligência artificial, gerenciado por colaboradores especialmente treinados que alimentam o sistema com dados, observações e interações, permite que haja aprendizado de todas as variáveis da operação. “Além de executar tarefas diárias repetitivas, a aplicação do machine learning garante a absorção de uma base histórica ampla, que permite uma análise mais precisa da evolução das demandas do mercado”, esclarece.   

A modernização do gerenciamento de estoques dos distribuidores por meio do VMI (Vendor Managed Inventory) é outra solução da ZF Aftermarket. Com o RPA e o método VMI sendo apoiados pelo RFID é possível que a partir da análise e do acompanhamento de indicadores, fornecedores e distribuidores possam estipular em conjunto com a ZF Aftermarket qual o nível de estoque ideal nos armazéns.

Também está em curso a automação da expedição, projeto em andamento e com previsão para implantação completa ainda em 2022. “Com o auxílio de esteiras seletoras, que tem a missão de transportar, orientar e rotear fluxos de produtos dentro do CD, ganhamos agilidade na movimentação de volumes, além de mais eficiência, comenta o executivo.

OTIMIZAÇÃO DO ESPAÇO

Além dos investimentos na digitalização dos processos, outro destaque está na otimização do espaço alcançada ao longo dos primeiros cinco anos do CD, que elevou o número de posições que a área de 21 mil metros quadrados comporta.

Quando foi inaugurado, em 2017, o CD possuía aproximadamente 16 mil posições de estoque. Hoje, são cerca de 18 mil posições no mesmo espaço. Cada uma das posições comporta pallets com dimensões de 1,00 x 1.20 x 1.74 metro de altura. Com uma parcela das posições duplicada, o ambiente do CD foi otimizado em 15% e o trânsito de empilhadeiras ficou mais rápido, trazendo vários impactos positivos para a cadeia.

“A potencialização do espaço é um trabalho constante e seus resultados impactam diretamente na maior capacidade de armazenamento e segurança de entrega para o cliente. Esse foi um passo decisivo para atingirmos as melhorias e trazer uma sequência positiva de mudanças no modelo de operação.” – Bruno Silva, gerente sênior de Operações da ZF Aftermarket.

 

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