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Em parceria com o Axado, Decatlhon reduz 26,71% de ligações por pedido em seu SAC

Publicado em 11/12/2015

Além de oferecer uma gestão de fretes estratégica em redução, plataforma proporciona automação e aprimoramento no serviço de rastreamento

A Decathlon, multinacional varejista de artigos esportivos, com mais de 20 marcas próprias, mais de 7.000 produtos e 19 lojas físicas em grandes cidades brasileiras, aposta em novas tecnologias. Além de oferecer produtos de qualidade, a empresa também quer ser lembrada pelo atendimento diferenciado, que oferece a seus clientes. Para isso, a marca reafirmou a parceria com o Axado, plataforma de gestão de fretes para e-commerce, indústria e varejo, na automação do rastreamento de seus produtos, conquistando uma redução de 26,71% nas ligações por pedido, aumentando a satisfação dos clientes e diminuindo os custos e esforços da empresa.

A parceria surgiu pela implementação estratégica da plataforma Axado para a redução do custo de frete, por meio de tecnologia e time de especialistas, que identificam pontos de possíveis melhorias para a redução na fatura das transportadoras utilizadas. Até o momento, a Decathlon atingiu uma redução de mais de 31% no custo do frete por pedido, o custo final com fretes e entregas caiu mais de 21% e, agora, com o serviço de rastreamento, já houve uma redução de 18,95% no retorno de produtos ao destino de origem.

“É notório que nossos custos com SAC e logística reversa diminuíram consideravelmente, depois que adotamos a tecnologia do Axado. Conseguimos, assim, ampliar a visão de mercado e pensar mais no nosso cliente, que está cada vez mais exigente, na hora de realizar a sua compra. Queremos deixar ele seguro que aquele objeto de desejo será entregue no destino solicitado. Para isso, o contato proativo com o cliente é fundamental, até mesmo para solucionar um dos principais impedimentos da entrega do produto, que é a ausência no endereço destinado”, explica o gerente de Operações de E-commerce da Decathlon Brasil, Nelson Peixoto.

A implementação da Solução de Rastreamento do Axado colaborou, também, na otimização de esforços internos da multinacional. Com uma redução de 26,71% de ligações por pedido, a Decathlon conseguiu aumentar a satisfação dos seus clientes por meio de um contato mais proativo, por e-mail e SMS. Além disso, foi possível o aumento da produtividade e otimização da equipe interna, que eram voltados ao pós-venda, direcionando seus esforços para o Departamento Comercial, esclarecendo dúvidas dos clientes sobre produtos e operações.

“Mesmo com um bom nível de maturidade, ainda existem algumas deficiências que impedem um crescimento mais expressivo do e-commerce. Hoje, mais da metade das ligações para o SAC é referente à demora ou não entrega do produto. Portanto, as lojas virtuais precisam ampliar a comunicação com os seus clientes, principalmente, no que diz respeito ao rastreamento do produto, após a finalização da compra. Além disso, o varejista pode contar com serviço de envio automático de e-mails e SMSs aos clientes, avisando sobre a evolução do processo de entrega, e reduzir seus custos de SAC em até 30%”, explica o fundador e CEO do Axado, Guilherme Reitz.