Assinatura Premium Assinatura Premium

Empresa cria tecnologia de voz para otimizar operação logística

Publicado em 08/07/2021

“State off the Smart Voz”, da Smart Ware Solution, possui conferência inteligente e é executada por meio de luvas PX-20, com scanner de código de barras


Foto: Divulgação

A Smart Ware Solution, empresa de automação comercial e industrial para empresas, desenvolveu a própria tecnologia de voz. Sob o nome “State off the Smart Voz”, a solução apresenta plataforma que oferece comparativos para os operadores, o que possibilita, também, o complemento com módulo de IoT para acompanhar em tempo real a movimentação de recebimento e separação das cargas.

A principal funcionalidade do serviço é a Conferência Inteligente, na qual operador, ao final da separação e impressão das etiquetas, pesa o pedido em uma balança de plataforma. Ao final da conferência das informações de peso, é impresso um QR Code para ser fixado no verso da NF ou em locais estratégicos do Pallet.

Dessa forma, é possível obter mais segurança durante o trajeto logístico. Ao chegar ao destino, o item é pesado novamente em uma balança de plataforma para que os pesos de saída e chegada do produto sejam confrontados, identificado possíveis avarias ou desvios da carga.

A “State off the Smart Voz” é operada por meio de luvas PX-20 desenvolvidas pela Opticon, especialista na fabricação de scanners de código de barras.  Segundo a Smart Ware Solution, o custo de projeto e licença da ferramenta pode chegar a uma diferença de preço de 40% a 60 em comparação às outras plataformas de voice picking existentes no mercado.

CASE DE SUCESSO NA RIO QUALITY

Recentemente, a empresa fechou um contrato com a Rio Quality para o fornecimento da solução. “Identificamos uma oportunidade de melhorar a performance da operação, buscando eliminar 100% do erro humano, que trazia prejuízos, retrabalhos e lentidão nas operações”, diz o CEO do Grupo Smart Ware Solution, João Compri.

“Reunimos todas as queixas e, após várias análises e estudos sobre o projeto, buscamos uma forma de fazer com que a plataforma de voz tivesse a certeza das quantidades e itens que estavam realmente sendo coletados, sem a menor possibilidade de erro.” – João Compri, CEO do Grupo Smart Ware Solution.

O CEO destaca ainda a utilização da luva PX20 integradas à plataforma da Rio Quality de voz para o sucesso da aplicação. “O operador só consegue informar ao sistema fisicamente o que, de fato, estava sendo coletado por ele. O uso do Leitor PX20 eliminou retrabalhos e consequentemente, aumentou a produtividade na operação”, afirma Compri.

Para Júlio Souza, representante da Rio Quality, “a prontidão, empatia e o pacote de soluções da Smart foram fundamentais para definirmos a melhor solução a ser aplicada na Rio Quality e assim melhorar a nossa acuracidade no processo de separação”.