LogTalk LogTalk

Empresa de drones anuncia projeto para entregas same day no interior do Brasil

Publicado em 24/06/2021

Drone da XMobots poderá trasnportar até 41kg de carga ou percorrer distância máxima de 1.000Km. Ideia é fazer entregas same day delivery  

 

A XMobots, empresa de drones do Brasil e América Latina, obteve da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) aprovação para voos experimentais da aeronave não tripulada FW 150, capaz de transportar até 41kg de carga ou percorrer distância máxima de 1.000 quilômetros. Com a novidade, a companhia anuncia que está entrando no setor de logística e que o objetivo é levar o conceito "same day delivery" para o interior do Brasil, democratizando o acesso a benefícios logísticos do delivery com drones. 
Denominada Drargo, um acrônimo de Drone + Cargo, a solução contemplará drones de 150kg capazes de voar via internet, e uma Central de Comando - onde ficarão os pilotos responsáveis pela operação remota além da linha de visada visual (beyonde visual line of sight - BVLOS). Em relação às cargas transportadas, sempre haverá uma relação peso versus distância - quanto mais leve a carga, maior o percurso a ser percorrido pelo drone. 
De acordo com o CEO da empresa, Giovanni Amianti, além de atender demandas dos mercados offshore e de mineração, levar medicamentos e vacinas a comunidades isoladas é um dos principais propósitos da nova tecnologia da XMobots. 


"Infelizmente, pessoas ainda perdem vidas no Brasil aguardando transfusão de sangue, aguardando antídotos, ou simplesmente devido à falta de antibióticos e outros medicamentos. Nossa expectativa, com esse lançamento, é encurtar essas distâncias e facilitar esse acesso."


Ele explica que o drone em si já está pronto, mas que ainda há um longo período de testes pela frente, além de etapas a serem vencidas como certificação e gestão de tráfego, o que tem exigido cautela por parte da empresa. 


"Mas sabemos que é um projeto inovador, com potencial para transformar vidas, democratizar acessos e mudar hábitos de consumo das pessoas distantes do fast delivery. E que, em breve, o 'same day delivery' para o interior será uma realidade em todo o Brasil".