Assinatura Premium Assinatura Premium

Empresários da TPC superam crise nacional através de aquisições estratégicas de empresas diferenciadas

Publicado em 24/07/2019

Trajetória de sucesso de 18 anos da TPC Logística Inteligente é marcada por aquisições, transparência e autonomia na operação logística em 24 estados brasileiros

 

A TPC Logística Inteligente, empresa especializada em operações de logística integrada, comemora, no dia 20 de julho, 18 anos de história. A trajetória, marcada por agilidade, empreendedorismo, transparência e autonomia na operação logística, acumula 850 mil m² de área de armazenagem, 3 milhões de entregas, 5 milhões de toneladas de grãos exportadas e 500 mil automóveis movimentados por ano; graças aos seus quase 5 mil colaboradores.

Em 2001, a empresa iniciou seus negócios através de uma operação portuária em Salvador, sendo responsável pela logística de uma fabricante nacional de automóveis. “Eles apostaram na nossa capacidade e na nossa proatividade, de sempre oferecer as melhores soluções com eficiência operacional. No final, graças ao empenho de todos, conquistamos muito mais que simplesmente a operação”, destaca Sérgio Faria, sócio fundador e vice-presidente de Operações.

Com a consolidação da operação portuária, a TPC buscou novos mercados de atuação e em 2003 adquiriu as empresas Pronto Express, Pronto Logística e Cosmo Express, companhias responsáveis pela distribuição, armazenagem e serviços aeroportuários para clientes nas regiões Nordeste e Sudeste. Com a aquisição dessas empresas, junta-se à TPC, Luís Chamadoiro, sócio e vice-presidente comercial.

Com isso, nascia o Grupo TPC, tendo atuação em inúmeros segmentos logísticos. Desde então, a empresa tem apresentado crescimento orgânico de cerca de dois dígitos ao ano e investido em inovação, tecnologia e movimentos estratégicos. Independente da crise do país ou de qualquer outra situação política e econômica, os sócios empreendedores sempre visionários, acreditam que a administração dos recursos é a chave de sucesso para qualquer negócio. Unindo este fator à nova área destinada à aquisição de novas empresas, a TPC demonstra um crescimento constante ao longo dos anos.

Prova disso foi a aquisição da Columbia em 2017, aumentando ainda mais o leque de serviços da empresa. “Estamos atentos às movimentações do mercado. Investimos R$ 10 milhões no departamento comercial e na reformulação da estrutura organizacional da empresa, criando a área de tecnologia”, ressalta Leonardo Barros, sócio fundador e presidente da TPC.

Atualmente, a organização realiza grandes investimentos na área de tecnologia: a Inteligência Artificial é o foco atual, através da plataforma web one-stop-shop, conhecida como LIS (Logistics Integrated System). Para organizar informações de produtos, serviços, performance, custos e outros fatores críticos ao sucesso do negócio do cliente, a TPC oferece visibilidade e alinhamento da supply chain, intuitiva e de fácil navegação usando tecnologia de última geração.

Recentemente, a empresa reestruturou o CLIA (Centro Logístico Industrial Aduaneiro), localizado em Simões Filhos (BA), Região Metropolitana de Salvador. “Nossa história é baseada na valorização das pessoas, na agilidade, na inovação, na solidez e, acima de tudo, em foco no cliente. Seguimos investindo e apostando no crescimento dos nossos clientes”, afirma Leonardo Barros.