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Empresas adotam solução Sascar agregando qualidade e pontualidade nas entregas de compras online

Publicado em 25/06/2014

O comércio online está em constante crescimento. Para 2014 espera-se que mais de 9 milhões de pessoas realizem ao menos uma compra online pela primeira vez, elevando o número de consumidores virtuais para 60 milhões


Os consumidores brasileiros estão cada vez mais realizando compras via internet. Segundo dados da E-bit, 51,3 milhões de pessoas já utilizaram a web ao menos uma vez para adquirir um produto. Somente em 2013, 9,1 milhões de pessoas compraram por meio da internet pela primeira vez. Os dados representam um crescimento de 28% no comércio eletrônico em comparação ao ano passado, alcançando um faturamento de R$ 28,8 bilhões.

Para 2014, a expectativa é de que mais de 9 milhões de pessoas realizem ao menos uma compra pela internet, elevando o número de consumidores virtuais para 60 milhões. Ou seja, a quantidade de pedidos devem crescer 26% em relação a 2013 e alcançar 111,54 milhões. Esse aumento no volume de vendas pode impactar na logística de entregas, gerando atrasos e  reclamações por parte dos consumidores.

Foi exatamente para atender às demandas com mais agilidade e cumprir os prazos no tempo correto, que a transportadora Expresso Leomar aderiu a solução de monitoramento da Sascar, especializada em gestão de frotas e rastreamento de veículos e cargas. “Com as informações da telemetria, é possível saber em tempo real a posição dos veículos, quais estão em movimento, quais estão parados e poder deslocar de imediato um veículo disponível a um local que precisa de coleta. Além disso, também nos permite verificar quais são as frotas disponíveis e adequá-las à carga e aos locais de entrega, o que agiliza muito o nosso processo”, conta Leonício Schussler, diretor do Expresso Leomar.

De acordo com Márcio Webber, Diretor de Marketing da Sascar, a logística de transporte para entregas requer uma estratégia específica para que não ocorram transtornos, como os atrasos ou desvios de percurso. “A utilização dos rastreadores fornece aos gestores uma precisão na data das entregas, acompanhamento das rotas e monitoramentos de cada motorista, garantindo o cumprimento dos prazos previamente estabelecidos”, explica.

Qualquer atraso nas entregas pode gerar prejuízo. O Artigo 35 do Código de Defesa do Consumidor diz que, se o fornecedor não cumprir o que foi ofertado, o ele pode optar pelo cumprimento forçado, aceitar outro produto ou prestação de serviço equivalente ou até rescindir o contrato, com direito à restituição de valores pagos.

Além de proteger a imagem e evitar multas do Procon, o monitoramento permite que o transportador tenha informações sobre o modo de condução do motorista. Esse conhecimento possibilita a adoção de melhores práticas na direção, o que garante economia de combustível e redução no número de reclamações dos consumidores.

O Expresso Leomar de Lajeado/RS conta com o monitoramento para atender a essa demanda pontualmente. A empresa possui uma frota de 110 veículos, todos monitorados desde 2002 com a tecnologia Sascar para o transporte diário de cargas fracionadas em 150 municípios do Estado do Rio Grande do Sul.


A empresa tem mais de 250 funcionários e faz entregas de diversos segmentos, entre eles os que registram maior aumento de demanda como vestuário, móveis, estofados, autopeças e ferragens.