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Empresas não aproveitam todos os benefícios das tecnologias de digitalização na cadeia de suprimentos

Publicado em 28/03/2018

Mais de 75% das instituições que participaram do estudo apontam os desafios organizacionais como obstáculos para a adoção

A DHL divulgou nesta semana uma pesquisa sobre digitalização nas cadeias de suprimento, intitulada “Digitalization and the supply chain: Where are we and what’s next?” (“A digitalização e as cadeias de suprimentos: onde estamos e o que vem pela frente?”, em português). O estudo revela que as novas tecnologias e soluções estão se desenvolvendo em um ritmo acelerado, mas que cerca de 95% das empresas ainda não aproveitam totalmente os benefícios que essas soluções podem trazer para reduzir custos.

A pesquisa global entrevistou aproximadamente 350 profissionais de Supply Chain. O relatório, elaborado por Lisa Harrington, presidente do grupo lharrington Group LLC, foi encomendado pela DHL para identificar de que forma a indústria está lidando com o cenário atual de rápidas mudanças e revoluções imposto pelo aumento da digitalização na cadeia logística. Soluções de última geração de robótica, IA, AVs, Blockchain, soluções analíticas de Big Data e sensores são apenas algumas das tecnologias que as empresas devem passar a considerar como parte de estratégias de operações e Supply Chain.

Os entrevistados classificaram as soluções analíticas de Big Data como as soluções de informações mais importantes, com 73% tendo relatado que suas empresas estavam investindo nessa tecnologia, à frente dos aplicativos baseados na nuvem, com 63%, Internet das coisas (IOT), com 54%, Blockchain, com 51%, aprendizagem de máquina, com 46%, e a economia compartilhada, com 34%. A importância dos hardwares físicos se concentrou na robótica, com 63% dos entrevistados classificando-a como a tecnologia física mais importante, superando AVs, com 40%, impressões em 3D, com 33%, e realidade aumentada e drones, com 28%.

Segundo Lisa Harrington, presidente do grupo lharrington Group LLC, a digitalização está causando um grande impacto no setor. “As empresas têm à sua disposição inúmeras opções, à medida que novos produtos e aplicativos chegam ao mercado e conquistam aceitação no setor.” Ela diz também que ter uma estratégia bem direcionada para a digitalização da Supply Chain é fundamental para ser bem-sucedido.

As empresas estão começando a se aventurar nesse universo, com 39% tendo relatado que estão desenvolvendo uma ou mais soluções analíticas ou de informações, mas apenas 31% delas tendo relatado estar fazendo o mesmo para aplicações físicas. Os motivos subjacentes para o ritmo lento são sintomáticos dos cenários tradicionais de mudança organizacional.

Para aplicações de tecnologia de hardware, 68% dos entrevistados afirmaram que a confiabilidade é sua principal preocupação, enquanto 65% relataram uma resistência à mudança em sua organização, seguido de um retorno de investimento insuficiente ou muito demorado, com 64%. Comparativamente, para soluções analíticas de informações, 78% dos entrevistados relataram que os silos organizacionais e sistemas legados e RAM os principais impedimentos, seguidos pela falta de conhecimentos de talentos especializados, com 70%.

O diretor de desenvolvimento da DHL Supply Chain, José F. Nava, explica que essas tecnologias são transformadoras para a Supply Chain. “O modelo tradicional está enfrentando níveis de revolução sem precedentes a partir de novas tecnologias de hardware, combinadas com soluções analíticas e de informações. A tecnologia oferece uma oportunidade considerável para redução de custos e melhora da lucratividade, mas também faz com que as empresas que não conseguem adaptar os riscos fiquem para trás.”

O relatório completo foi disponibilizado pela empresa e pode ser acessado na íntegra.