Multilog Multilog

Entra em operação o primeiro navio graneleiro da Log-In

Publicado em 21/02/2013

Log-In Tambaqui atuará no Pará, realizando viagens entre o Porto de Trombetas e o Porto de Vila do Conde


A Log-In Logística Intermodal inicia o ano com uma novidade: na última terça-feira, 19 de fevereiro, entrou em operação o Log-In Tambaqui, primeiro navio graneleiro da empresa. O Tambaqui faz parte de uma encomenda de sete navios que a Log-In tem junto ao EISA (Estaleiro Ilha S.A.), sendo cinco do tipo porta-contêiner e dois graneleiros. O investimento total da Log-In em construção naval no Brasil é superior a R$ 1 bilhão.

O Log-In Tambaqui foi construído especialmente para atender ao contrato de 25 anos com a Alunorte, que prevê viagens entre o Porto de Trombetas e o Porto de Vila do Conde, ambos no estado do Pará. A operação movimentará em torno de 150 milhões de toneladas de minério de bauxita a granel no período.

O projeto do navio levou em conta a natureza da carga a ser transportada e a região onde irá atuar. Sua hidrodinâmica foi projetada para que tenha uma melhor navegabilidade, deslocando baixo volume de água com a finalidade de não prejudicar a população ribeirinha. Seu consumo de combustível e emissão de gases consideraram padrões superiores de eficiência.

Antes do Log-In Tambaqui, o último graneleiro construído no Brasil e que ficou sob bandeira brasileira foi o navio "Marcos Dias", no início da década de 1990.