Assinatura Premium Assinatura Premium

Entreposto no Tocantins deve reduzir custos de transporte das empresas do PIM

Publicado em 31/07/2012

O benefício incentiva a criação de emprego e renda concedendo crédito presumido de até 75% para transporte nas empresas operadoras de logística.

Já está em processo de negociação com o Governo do Estado do Amazonas a assinatura de um Termo de Compromisso para a implementação do Entreposto Fiscal do Estado do Amazonas no Tocantins,em Praia Norte. O projeto é apontado pelo secretário da Indústria e Comércio de Tocantins, Paulo Massuia, como essencial não só para o Estado, mas também para todo o Brasil.

“A localização estratégica do Tocantins, entre Manaus e os grandes centros consumidores, bem como das regiões produtoras de insumos industriais utilizados pelas indústrias instaladas no PIM, trará grandes benefícios a empresas da Zona Franca de Manaus e outros Estados do País”.

Entre os benefícios do Entreposto, Massuia destaca que os ganhos de fluxo de caixa e logístico são os maiores. “Quando uma empresa vende o produto, ao sair de Manaus o imposto deve ser recolhido. No trajeto até o Ecoporto em Praia Norte o imposto do produto fica suspenso. Essa suspensão dá um ganho de fluxo de caixa, pois os valores geralmente são altos”, disse.

O secretário ressalta que o produto, chegando ao Entreposto, será beneficiado com o ambiente fiscal favorável. O ambiente é propiciado pelo governo do Estado em especial com a Lei n° 2.558 publicada no Diário Oficial do Estado em 1° de março de 2012 instituindo o Prologística.

O benefício desonera gradativamente a logística, estimula atividades dependentes do setor e incentiva a criação de emprego e renda concedendo crédito presumido de até 75% para transporte nas empresas operadoras de logística. “O incentivo fiscal vai beneficiar empresas operadoras de logística e de transporte aéreo estimulando a implantação de empresas logísticas no Estado e a criação de um hub de transporte aéreo aqui”, diz Massuia.

No próximo dia 3, representantes da indústria local, comércio e serviços conhecerão o projeto ‘O Brasil no Tocantins’, que divulgará as potencialidades econômicas e a logística do Estado de Tocantins com o objetivo de atrair investidores.

De acordo com Massuia, a posição estratégica do Estado é essencial tanto para a logística de distribuição de produtos do PIM quanto para a chegada de insumos no Amazonas.