ÁREA DO ASSINANTE
Inscreva-se em nossa newsletter e fique bem informado!
Transfolha - Natal

 

Categorias

 


 Tegma

 

Point Sistemas

 

Evento Operações Logísticas Inovadoras

 

Intermodal

 



Essilor: gestão torna-se mais simples e eficaz após implantação do GKO FRETE

Publicado em 30/10/2019

Com apenas três meses de uso da solução GKO FRETE, a multinacional francesa já eliminou erros, gerando um saving de 7% nos dois primeiros meses de operação nas cobranças de fretes e alcançou 100% de acuracidade na auditoria em todos os pedidos na Multi Óptica Rio de Janeiro e Essilor da Amazônia

 

A Essilor Brasil, multinacional francesa líder mundial em lentes oftálmicas, está completando três meses de uso da solução GKO FRETE, desenvolvida pela GKO Informática, empresa que opera, desenvolve e dá suporte à implantação de soluções de base tecnológica na área de logística e gestão de fretes para embarcadores.  Como resultado, a empresa já contabiliza 100% de assertividade na gestão de pagamento de frete e uma economia de 7% em fretes pagos em apenas dois meses de operação.

A empresa recebe atualmente uma média de 2.500 conhecimentos de transporte por mês da Multi Óptica Rio de Janeiro e da Essilor da Amazônia, todos já processados no ambiente GKO FRETE. A expectativa é que, para 2020, a implementação da solução ocorra em todas as filiais da Multi Óptica e outras empresas do Grupo.

Afonso Martins, gerente de Projetos da Essilor Brasil, explica que o uso da ferramenta atendeu ao objetivo da empresa de ter um sistema que permitisse uma visão global do frete, incluindo o monitoramento das entregas, apontamento de prazos, pagamentos, impostos e indicadores de desempenho. A operação de transporte conta com mais de 20 transportadoras para a distribuição dos produtos em todo o Brasil a partir da Multi Óptica Rio de Janeiro e da Essilor da Amazônia.

“Eliminamos todo o processo manual e conseguimos acabar com os erros de auditoria de fretes, fazendo os pagamentos com valores corretos. Antes, fazíamos os cálculos de fretes por amostragem devido ao grande volume de CTE´s recebidos, pois não conseguíamos apurar completamente todos e isso gerava inconformidades neste processo”, diz o gerente de Projetos.

Ainda em fase de projeto, o departamento de Logística da Essilor estruturou-se como equipe para operar o GKO FRETE: foram designados um gestor na Essilor da Amazônia e outro na Multi Óptica Rio de Janeiro, devido ao volume. Os profissionais anteriormente envolvidos na auditoria de fretes foram encaminhados para outras atividades, encerrando de vez os processos manuais.

Pedro Roitman, especialista em Supply Chain da Essilor Brasil e idealizador do projeto TMS (Transportation Management System), afirma que a implementação da solução foi excelente e os resultados financeiros estão vindo mais rápido que o esperado. “Somado a isso, o GKO FRETE possibilitou maior controle e transparência em todo o processo de cotação, auditoria e pagamento de fretes.”

Com uma solução diferenciada e 100% acessível na nuvem, o GKO FRETE integrou todos os sistemas da Essilor, identificando de forma assertiva os cálculos do frete, impostos, atendimento e prazos da empresa. Após a implementação do sistema, poucas divergências de valores na cobrança, fretes e impostos foram registradas, e isso ocorreu devido às inconsistências de pesagem.

“Outra contribuição da ferramenta é que otimizamos nossas operações: elas se tornaram mais assertivas, simples e rápidas”, avalia Martins comentando que, para adaptar-se ao sistema GKO FRETE, a Essilor Brasil fez alguns ajustes em parâmetros da parte contábil do módulo do GKO, que passaram a identificar e direcionar as despesas de frete para o departamento correto.

“Desde o início, a GKO Informática nos deu suporte adequado e permitiu que alcançássemos a excelência. O resultado foi tão positivo que nossa perspectiva é ampliar o uso da fermenta para outras unidades da Essilor no país e também dar início ao controle das entregas para iniciar medições e traçar um plano de monitoramento destes prazos”, finaliza Afonso Martins.  

 

 

Veja também: