Informe os dados de acesso para entrar na área do assinante.

Ex-presidente da DHL se junta ao Conselho de Administração da SontraCargo no Brasil

 

Publicado em 14/07/2014

Experiência global será fundamental para crescimento exponencial projetado

Hans Hickler, ex-presidente da DHL nos Estados Unidos, agora é membro do Conselho Administrativo da SontraCargo, empresa de agenciamento de cargas por meio da tecnologia. O SontraCargo é um  aplicativo que foi desenvolvido para aproximar transportadoras e caminhoneiros autônomos em busca de frete. Hickler traz para a SontraCargo mais de 25 anos de experiência na indústria do transporte de cargas. Antes da DHL, o executivo passou por outras companhias, como Agility Logistic, APL Logistics e American President Lines, sempre em cargos de diretoria.

Lançado no começo do ano, o aplicativo SontraCargo vem experimentando um crescimento exponencial, pois revolucionou o relacionamento entre os caminhoneiros e as transportadoras, ao usar a tecnologia para aproximá-los. Atualmente, são mais de 10 mil caminhoneiros autônomos cadastrados e 500 transportadoras usando o aplicativo.

Em média, são disponibilizadas de 500 a 600 cargas ao dia. Porém, a empresa projeta chegar ao fim do ano com uma base de caminhoneiros 150% maior, saltando para 25 mil caminhoneiros. Do ponto de vista das transportadoras, a projeção é contar com 3.500 e, consequentemente, um volume muito maior de cargas disponibilizadas por meio da tecnologia. Um dos grandes diferenciais do aplicativo SontraCargo é usar a tecnologia para o agenciamento de cargas, garantindo operações mais eficientes tanto para transportadoras, quanto para caminhoneiros.

Hickler destaca que o transporte rodoviário é fundamental para a economia brasileira, uma vez que a malha ferroviária é mínima e a cadeia de distribuição depende de caminhões. “No Brasil, cerca de 75% da carga, excluindo a oriunda do agronegócio, é movimentada com caminhões”, lembrando que há uma característica especial: a fragmentação do mercado de transporte rodoviário. Ao todo são 975 mil caminhoneiros autônomos e 220 mil transportadoras.  “O SontraCargo entrou nesse mercado dinâmico e extremamente competitivo, oferecendo algo que faltava, a automatização. A ferramenta garante tanto ao transportador, quanto ao caminhoneiro maior competitividade no acesso a maior capacidade e, ao mesmo tempo, flexibilidade de gestão da demanda.”

De acordo com Federico Vega, diretor do SontraCargo, Hickler está envolvido com o projeto desde o início. “Ele trabalhou no desenho da estratégia de desenvolvimento do aplicativo e agora se junta a nós”. Para ele, a chegada de um executivo com experiência em grandes organizações globais, com presença em diversos países, é fundamental para uma empresa como a SontraCargo, que tem planos bem ousados.

 

Veja também: