Assinatura Premium Assinatura Premium

Exoesqueleto na logística pode reduzir em 70% problemas musculares

Publicado em 18/11/2019

O Ergoskel foi projetado para facilitar o manuseio de volumes de até 25 kg. Na França o uso do exoesqueleto na logística já está fase inicial de implantação

 

O esforço físico faz parte do dia a dia dos profissionais que atuam em armazéns e movimentam variadas caixas, bem como, os riscos devido a posturas ergonômicas desfavoráveis. O uso do exoesqueleto na logística pode reduzir em 70% a tensão nas costas e nos músculos superiores.

O exoesqueleto, chamado de Ergoskel, foi desenvolvido e patenteado pela FM Logistic, um dos principais operadores de logística e supply chain do mundo, e a Universidade de Tecnologia de Compiègne (UTC) da França.


Lesões por esforço repetitivo

De acordo com a autoridade francesa de seguros de saúde (Assurance Maladie), 1 em cada 3 lesões no local de trabalho e 3 em cada 4 distúrbios osteomusculares registrados na França estão relacionados ao esforço físico. No Brasil, não é diferente. Dados do Ministério da Saúde apontam que, em 10 anos, o país registrou quase 70 mil casos de lesões por esforço repetitivo.


O exoesqueleto assemelha-se a uma mochila

O Ergoskel foi projetado para facilitar o manuseio de caixas de até 25 kg. É usado como uma mochila ajustável que envolve a parte superior do corpo, na região lombar e na parte superior das coxas e pesa 2,8 kg. Leva menos de 90 segundos para ser acoplado ao corpo e apenas 30 segundos para removê-lo. O mecanismo possui embreagens manuais e é acionado quando o colaborador posiciona as mãos sob o pacote.

 

Exoesqueleto na logística já é real

A FM Logistic já está testando, inicialmente, 10 dispositivos Ergoskel em cinco armazéns na França. O próximo passo é melhorar ainda mais o protótipo e considerar uma implantação mais ampla, abrangendo as 30 plataformas logísticas que opera no país.

 

A FM Logistic no Brasil

Hoje, a FM Logistic conta no Brasil com uma área total de armazenagem de 180 mil metros quadrados, distribuída em cinco centros de distribuição multiclientes localizados em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.