Assinatura Premium Assinatura Premium

Fagundes Mineração escolhe sistema da Trimble para segurança na frota

Publicado em 24/09/2021

Por meio de tecnologias de gerenciamento de frota, objetivo da empresa é monitorar operações para reduzir risco nas estradas


Foto: Divulgação

A Fagundes Construção e Mineração, fornecedora de serviço de infraestrutura e mineração, firmou parceria com a Trimble Transportation Latam para obter mais segurança nas operações de transporte. Por meio da tecnologia Vsafe, a empresa passa a ter uma câmera DSM (Driver Status Monitor) voltada para os motoristas, assim como uma câmera ADAS (Advanced Driver Assistance System), que monitora o trajeto na estrada.

Com a DSM, é possível realizar identificação facial do condutor e captar sinais de sinais de cansaço e desatenção. No caso da ADAS, ocorrências como trocas de faixa sem sinalização, aproximação e risco de colisão podem ser monitoradas e reportadas. A partir dessas informações, o gestor pode acompanhar o motorista em tempo real pelo Vfleets, um software em nuvem, ou pelo Vmanager, aplicativo para smartphones.

José Fernando Fagundes, diretor Comercial da Fagundes, afirma que a segurança é um dos pilares de sustentabilidade da empresa. “Acredito que se as pessoas não trabalharem seguras e não puderem voltar para suas casas não tem sentido a empresa existir. A empresa cresce, se desenvolve e se mantém através das pessoas”, diz.

Outros comportamentos detectados pelo sistema são falar ao celular, fadiga, sonolência, distração e aproximação ou risco de colisão. Segundo Rony Neri, diretor de Marketing e Vendas da Trimble Transportation Latam, o sensor emite alertas ao motorista e para a central de monitoramento. “Isso, integrado à telemetria, possibilita ao gestor realizar as tratativas em tempo real, evitando ocorrências futuras e, até mesmo, acidentes. É um investimento que traz inúmeros benefícios às empresas”, ressalta.