Assinatura Premium Assinatura Premium

FedEx prevê volume recorde no período de festas

Publicado em 17/11/2014

Região da América Latina e Caribe espera uma temporada de festas movimentada 

A FedEx Corp. prevê outro recorde na temporada de festas. A empresa espera movimentar mais de 290 milhões de envios entre 28 de novembro e a véspera de Natal, ou seja, um aumento de 8,8% em relação ao total movimentado durante o período de pico do ano passado. A temporada deve ser reforçada por três momentos de pico de volume, no mês de dezembro, que ocorrerão nas três primeiras segundas-feiras do mês, quando o volume diário deve ultrapassar os 20 milhões de envios em cada dia.

A expectativa é que 15 de dezembro seja o dia de maior movimento da história da empresa, que espera movimentar 22,6 milhões de envios em todo o mundo. As projeções referentes à temporada de pico estão incluídas no documento de estimativa de desempenho financeiro da FedEx para o ano fiscal 2015 (FY15), que vai de junho de 2014 a maio de 2015.

Alguns desses 22,6 milhões de pacotes serão movimentados na região da América Latina e Caribe (LAC), graças ao crescimento de 22,1% nas vendas do comércio eletrônico da região este ano. Segundo um estudo recente da Nielsen, os latino-americanos são entusiastas das compras online e possuem alguns dos maiores índices de navegação na internet, entre os países pesquisados. Os cinco mercados mais fortes e proeminentes para o comércio eletrônico da região são Brasil, México, Argentina, Colômbia e Chile.

“Na FedEx Express, estamos preparados para servir os clientes que estão contribuindo para o crescimento do comércio eletrônico da região LAC. Continuaremos a oferecer soluções de envio inovadoras à região e a melhorar as capacidades de nossa cadeia de suprimentos doméstica e internacional”, afirma Juan Cento, presidente regional da FedEx Express para a Divisão América Latina e Caribe.

A FedEx mantém uma relação de parceria com clientes do mundo inteiro, ao longo do ano, para entender suas necessidades específicas e auxiliar a empresa na projeção dos volumes esperados para a temporada de festas. “Mais uma vez, nossos mais de 300 mil funcionários, em todo o mundo, juntamente com contínuos investimentos em nossas poderosas e flexíveis redes globais, habilitam a FedEx a entregar um excelente serviço aos clientes, nessa temporada de festas”, destaca Frederick Smith, CEO da FedEx Corp.

A preparação para a temporada de festas acontece ao longo do ano
A FedEx tomou diversas medidas para se preparar para a movimentada temporada de pico:

- A empresa continuou seu investimento estratégico no crescimento e na capacidade de sua rede;
- A FedEx Express segue modernizando sua frota global de aeronaves, para torná-la ainda mais confiável;
- Os novos aviões de carga, incluindo os modelos 757, 767 e 777, operam de forma mais eficiente, consomem menos combustível e produzem um volume menor de emissões;
- A FedEx está abrindo 50 mil novos postos de trabalho temporários em suas empresas operacionais. As contratações incluem profissionais que atuarão no manuseio de pacotes, ajudantes, motoristas e outras funções de suporte. Tendo em vista as expectativas de crescimento e a expansão da rede, a maioria desses trabalhadores sazonais terá a oportunidade de continuar trabalhando na FedEx, após a temporada de festas;
- A empresa está usando tecnologias que aumentam a visibilidade dos envios, para ajudar o cliente a se programar para a entrega e a coleta de pacotes;
- Essa tecnologia de rastreamento e as melhorias realizadas na rede aumentarão a visibilidade oferecida aos clientes, nessa temporada, permitindo que eles saibam exatamente quando seu pacote estará disponível para retirada nas localidades FedEx (caso estejam usando o serviço Hold at Location), e tornarão mais visível a jornada do pacote, do instante em que a FedEx recebe a encomenda até a sua data de entrega estimada.

Volumes da FedEx ao longo dos anos
Os volumes movimentados pela FedEx, durante o período de festas, cresceram regularmente, com o passar dos anos. A seguir, um detalhamento dos dias de pico de movimento da empresa desde 2007:

- 17 de dezembro de 2007: 11,5 milhões de envios;
- 15 de dezembro de 2008: 12 milhões de envios;
- 14 de dezembro de 2009: 14,2 milhões de envios;
- 13 de dezembro de 2010: 15,6 milhões de envios;
- 12 de dezembro de 2011: 17,2 milhões de envios;
- 17 de dezembro de 2012: 19,9 milhões de envios;
- 16 de dezembro de 2013: 22 milhões de envios.

Cuidados para que seu pacote chegue em segurança
Para garantir a segurança dos envios e dos presentes de final de ano, a FedEx preparou dicas de como enviar o pacote perfeito:

- O presente tem um formato irregular? Procure criar um formato mais “quadrado” e preencha os espaços usando plástico bolha.
- Em dúvida se é possível aproveitar uma caixa usada? Verifique se ela não está rasgada e nem sofreu danos durante a viagem anterior.
- Está usando plástico bolha? Coloque as bolhas voltadas para dentro e proteja itens frágeis com uma camada de pelo menos 2,5 centímetros de espessura.
- O presente é frágil? Use caixas duplas para proteção extra.
- Coloque o endereço dentro da caixa, com uma etiqueta de endereço extra, cartão de visita ou papel timbrado dentro da caixa, para o caso de a etiqueta externa ficar borrada, em decorrência de intempéries.
- Cole a fita adesiva formando um H, para proteger os presentes. Vede todas as abas e junções da caixa, colando a fita de modo a formar um H.
- Não embale a caixa de envio com papel de presente. Mantenha as embalagens de presente dentro da caixa de envio.
- Não se esqueça de preencher corretamente a etiqueta de endereço ou conhecimento aéreo e verifique se a etiqueta ou o saquinho plástico (pouch) está bem firme na caixa.