Multilog Multilog

Final de ano eleva os riscos de roubo nas operações logísticas

Publicado em 11/12/2014

Diante de números alarmantes em roubos e furtos de cargas, o final do ano é uma época em que os cuidados devem ser redobrados, devido ao abastecimento do comércio para as festas de Natal e Reveillon. Apesar dos esforços, a cada dia são registrados aumentos frequentes da criminalidade, principalmente, nesse período sazonal.

As indústrias descarregam no mercado um volume extraordinário de mercadorias, que induz as transportadoras a adotarem medidas descontroladas para atenderem essa demanda. Buscam motoristas que não possuem vínculo ou histórico com a empresa, trazendo para as suas operações não só os profissionais de bem, com perfil adequado, como também oportunistas e membros de quadrilhas especializadas no roubo de cargas. As seguradoras, por sua vez, somam indenizações que, muitas vezes, podem comprometer o resultado de um ano inteiro da sua carteira de seguros de transportes. 

De acordo com Cyro Buonavoglia, presidente da Buonny, empresa especializada em gerenciamento de riscos na área de transportes e logística, de maneira geral, as estatísticas mostram um quadro pessimista, sem melhorias a curto prazo. Porém, as empresas que têm inserido programas de gerenciamento de riscos em suas operações desafiam os números, conquistando melhores resultados. “Ações básicas de gerenciamento de riscos, como pesquisa e adequação do perfil do motorista contratado, serviços de inteligência e tecnologias embarcadas, que direcionam os órgãos de segurança pública ao local exato do delito, otimizam a estrutura policial disponível e contribuem para a prisão de meliantes e recuperação das cargas.”