Assinatura Premium Assinatura Premium

Finnet anuncia participação no projeto Brasil ID

Publicado em 09/05/2011

Bureau de serviços atua como Operadora para viabilizar sistema de identificação, rastreamento e autenticação de mercadorias em território nacional a fim de impedir o aumento do número de fraudes no segmento logístico 

A Finnet, bureau de serviços nacional pioneiro no desenvolvimento de soluções tecnológicas personalizadas para a otimização do fluxo de informações em transações financeiras, foi convidada para atuar como Operadora no projeto Brasil ID, organizado pelas Secretarias da Fazenda dos Estados da União e pela Receita Federal, representado pelo Encontro Nacional dos Administradores Tributários (ENCAT), com o apoio do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) e do FINEP. 

O programa tem como objetivo principal diminuir o alto risco no transporte de mercadorias no Brasil, através da implementação de um sistema que permitirá a fiscalização mais ágil de cargas, das notas fiscais na indústria e em toda a cadeia de produção. Como participante do programa, o bureau de serviços deve desenhar o fluxo de circulação de mercadorias e definir os pontos de leitura e de rastreamento com base na combinação de RFID (Identificação por Radiofrequência) e outras tecnologias relacionadas. Além disso, fica sob a responsabilidade da Operadora, a disponibilização da estrutura de leitores, chips e tráfego das informações, que terão valor de mercado definido. 

De acordo com Rodrigo Luiz, Gerente Regional da Finnet, as atividades serão desenvolvidas a partir de uma operação inicial implementada com equipamentos credenciados pelo ENCAT, com dados integrados e processados pela Operadora e validados pelo mesmo órgão. Com o sistema de segurança, as informações gravadas ao longo de todo o ciclo de vida do produto também ficam disponíveis a qualquer hora e em qualquer lugar, através de dispositivos e de comunicação sem fio. 

"Participar de um programa como esse, que dará origem a um sistema de identificação, rastreamento e autenticação de mercadorias consolidado no País, é de extrema importância. A Finnet ainda vai proporcionar outros ganhos, uma vez que vamos integrar dados financeiros às transmissões. As empresas que utilizarem nossas soluções saberão, automaticamente, que a entrega foi realizada com sucesso, e assim poderão efetuar imediatamente os pagamentos ao fornecedor e também do frete", explica Luiz. 

Luiz explica que através do Brasil ID, as operações logísticas se tornarão ainda mais seguras no Brasil inclusive com a utilização de um modelo de Documentos Fiscais Eletrônicos, como a Nota Fiscal Eletrônica (NF-e), o Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-e) e o Manifesto de Documentos Fiscais Eletrônicos (MDF-e), utilizando um conjunto de soluções tecnológicas dentro de uma padronização para reduzir os riscos associados à fabricação e à logística de transporte de mercadorias que circulam pelo país.