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Fleetboard reduz em 15% custo operacional de clientes da Vitória Diesel

Publicado em 08/06/2020


Sistema de gestão de frotas e rastreamento reduziu os custos operacionais, consumo de combustível e otimizou uso dos freios de serviço

 

Um projeto pioneiro e inovador do concessionário Vitória Diesel de Cariacica, região metropolitana de Vitória (ES), criado há um ano, consolidou-se como um case de sucesso no uso dos avançados recursos do Fleetboard, o sistema de gestão de frota e rastreamento da Mercedes-Benz.
A equipe da revenda faz o monitoramento e também o agendamento ativo de serviço dos caminhões de clientes. Ela identifica a necessidade de manutenção ou reparo, analisa a ocorrência e contata o responsável pela frota para oferecer a melhor solução para cada necessidade.

 

“Com essa ação proativa, a Vitória Diesel vem proporcionando um aumento de eficiência e economia para empresas de transporte. Hoje, mais de 200 caminhões pesados de 50 clientes da Vitória Diesel são monitorados pelo Fleetboard. Por meio desse serviço, já foram alcançados até 13% de redução no consumo de combustível e até 62% de melhoria na utilização dos freios de serviço, com redução de desgaste das lonas de freio, além de mais de 30% de melhoria no estilo de condução segura. - Érico Fernandes, gerente sênior de Vendas de Serviços & Soluções integradas da Mercedes-Benz.

 

Projeto aumentou em 10% a quantidade de agendamentos

 

“No projeto Conectados nós não cobramos pelo monitoramento, somente pela assinatura do Fleetboard.” - Alberto Nascimento Corrêa, diretor comercial da Vitória Diesel.

 

“Através do sistema de conectividade realizamos a programação de paradas para a empresa e somos o braço direito do gestor na manutenção da frota. Dessa maneira, obtivemos mais de 35% de assertividade no agendamento de manutenções, aumentamos em 10% a quantidade de agendamentos, elevamos o índice de retenção dos veículos na oficina e asseguramos a disponibilidade da frota para o transporte. Com isso, notamos uma melhora grande na satisfação dos clientes”.

 

Segundo o diretor, esse serviço se tornou um diferencial competitivo da Vitória Diesel para a venda de novos caminhões e também tem colaborado para aumentar o número de ativações do Fleetboard, como também de contratação de Planos de Manutenção e outros serviços, além de aprimorar a experiência do cliente com a marca.
Um dos clientes que participa do projeto desde o início é a Superior Transportes, da cidade capixaba de Serra. A empresa possui 50 caminhões Mercedes-Benz, modelos Axor 2536 e 2544, para transporte de cargas fracionadas destinadas a São Paulo, Rio Grande do Sul, Goiás e Nordeste.
A transportadora experimentou o Fleetboard por três meses e, depois dos resultados, adquiriu o sistema para toda a frota. Os caminhões também têm Plano de Manutenção Best Basic.

 

“O Fleetboard é muito bom. Com ele, melhoramos muito o consumo de combustível pela ferramenta de nota dos motoristas. Enviamos instrutores para os que apresentavam nota baixa e todos obtiveram melhora. Também usei essas notas como base para premiar os motoristas e dar incentivo. O monitoramento da Vitória Diesel é diário, estamos sempre em contato e se isso já facilitaria a programação de um caminhão, imagine a de 50 veículos.” - Patrik Ewald, gestor de frota da Superior Transportes.

 

Fleetboard assegura até 15% de redução nos custos operacionais

O avançado sistema de telemática do Fleetboard da Mercedes-Benz utiliza as facilidades da integração da informática com os recursos da Internet e da telefonia móvel para proporcionar uma gestão moderna da frota e dos motoristas, assim como para auxiliar na segurança do veículo e da carga devido suas funções de rastreamento e bloqueio. A telemetria gera uma infinidade de dados e informações que otimizam o uso da frota.


“Entre os principais benefícios do Fleetboard para os transportadores destacam-se, em situações reais de uso no Brasil, a redução de até 15% nos custos operacionais, considerando consumo e manutenções, e também maior disponibilidade da frota, o que resulta em mais produtividade e rentabilidade para o cliente. Isso atende às expectativas das empresas de transporte, que se profissionalizam cada vez mais para entender melhor sua frota e otimizar os custos operacionais”, complementa Fernandes.