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Fundadores da Mandaê fazem imersão em clientes para entender a demanda e aprimoram o modelo da startup de logística

Publicado em 15/06/2016

A partir do trabalho de dois meses, Mandaê cria interfaces mais simples para site e uma calculadora que permite o usuário saber quanto economizará, utilizando o serviço da companhia

O principal canal da Mandaê, startup que coleta mercadorias nas cidades de São Paulo e Osasco, e entrega Brasil afora, está de cara nova. Com novas funcionalidades, o site da Mandaê tem o objetivo de facilitar o dia a dia de empreendedores, empresas e clientes pessoas físicas. Para chegar a esse resultado, diversos colaboradores foram envolvidos e, especialmente, os dois cofundadores da empresa, Marcelo Fujimoto e Karim Hardane. Por meio de pesquisas e conversas presenciais, eles acompanharam o dia a dia e o perfil de diversos clientes, para entender como a Mandaê poderia colaborar, ainda mais, com os seus negócios. O resultado? Um site novo, simplificado e repleto de novas ferramentas.

“Nos últimos dois meses, realizamos uma série de melhorias, para tornar o processo de envio mais fácil, e aprimorarmos a experiência dos nossos clientes”, resume Fujimoto.

Entre as novidades está a calculadora, que aponta quanto é possível economizar ao ano, utilizando a Mandaê. Uma empresa que envia, por exemplo, cem encomendas ao mês, economiza R$ 7.800 com embalagens e 260 horas para empacotar esses produtos.

Como a Mandaê realiza o trabalho de coletar, empacotar (de acordo com as características do produto) e distribuir o produto para o seu destinatário, a economia não é apenas na ponta do lápis, mas, especialmente, ao permitir que os empreendedores dediquem mais tempo aos seus próprios negócios. Para se ter uma ideia, os clientes da Mandaê reduziram em até 55% os gastos com logística, no ano de 2015.

Outra novidade é que, a partir de agora, todo cliente da Mandaê poderá enviar um e-mail ao seu destinatário, informando quando uma mercadoria foi postada. Além disso, a mensagem poderá conter, também, o código de rastreamento do produto.

Dinâmicas
Para chegar ao resultado final, foram adotadas estratégias de Design Sprints e Customer Development. O conceito de Customer Development parte do ponto de que o empreendedor precisa entender, de fato, os seus clientes. Para isso, são realizadas atividades que vão muito além do escritório: o empreendedor precisa conversar com os seus clientes e testar os seu próprio produto e/ou serviço.

“Foi justamente o que fizemos”, afirma Fujimoto, “por meio de uma ampla pesquisa, selecionamos clientes de perfis variados, com pouca e muita demanda, novos e antigos, microempreendedores, empresas de médio porte e pessoas físicas. A partir daí, desenvolvemos questionários e realizamos conversas presenciais, para avaliar o nosso processo e a demanda de cada um deles”.

Além da gerente de Marketing da Mandaê, Jacqueline Alves, os cofundadores fizeram questão de participar desses encontros. Outras estratégias foram arquitetadas a partir do Design Sprint, uma metodologia de pesquisa e brainstorming, que envolve cinco dias consecutivos de trabalho, em um processo de imersão total. Não são permitidas atividades que não sejam relacionadas ao escopo de trabalho.