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GEFCO cria sistema próprio para transporte ferroviário

Publicado em 25/04/2012

A Gefco, líder europeu na área de logística automotiva, criou um sistema próprio para gerenciar sua circulação ferroviária na Europa. Esse papel pioneiro para um operador de logística está em consonância com a política do Grupo para o desenvolvimento sustentável e uma forma de garantir excelente desempenho e confiabilidade.

Desde o dia 11 de dezembro, a Gefco tem contado com três operadores ferroviários privados para o transporte de automóveis para destinos na França e no resto da Europa. Com o transporte ferroviário escolhido para 25% de suas movimentações, contra uma média europeia de 17%, a empresa decidiu construir seu próprio sistema de transporte ferroviário.

Em 2010, a Gefco abriu uma concorrência para escolher os operadores ferroviários que foram selecionados por meio de critérios de cobertura econômicas e regionais, de modo a agrupar os serviços pelo operador para cada região geográfica. As regiões, central e leste da França, ficaram com a Euro Cargo Rail, uma subsidiária da DB Schenker Rail; o sul, com Europorte França, da Eurotunnel; e o norte e oeste do país, com a Colas Rail, do grupo Bouygues.

As redes e os direitos de exploração destes três operadores foram unidos com um acordo com a Réseau Ferré de France (RFF), gestor do sistema na França. “A GEFCO passou de cliente para integrador e gerente de todos os fluxos de transporte ferroviário", diz Philippe Robert, gerente de operações de transporte automotivo da GEFCO Logística.

Uma das chaves para o sucesso é a gestão de reservas nas estações de triagem em Gevrey, perto de Dijon, e em Achères, perto de Paris. Até 2009, muitos dos fluxos da GEFCO foram tratados em Gevrey. A RFF, portanto, propôs que a Gefco começasse a usar este site novamente.

A primeira vantagem deste arranjo é operacional: os prazos de entrega foram reduzidos e são mais respeitados. Todos os trens são atribuídos à GEFCO. Isto representa 150 trens por semana, permitindo o transporte dos 500 mil veículos que saem da planta em cada ano. O objetivo é operacionalizar 250 trens por semana.

Gerenciamento com ferramentas especialmente desenvolvidas

Para projetar e operar o sistema, ferramentas especiais foram desenvolvidas e implementadas para unir o gerenciamento de volumes e o rastreamento de veículos, com a reserva de faixas horárias e a sincronização dos serviços do operador. Os fluxos dos trens são planejados com muita antecedência, assim como os traçados que têm que ser reservado com a RFF nove meses antes de serem usados​​.

O plano de gestão de transporte envolve, em primeiro lugar, saber em tempo real a quantidade de veículos a ser enviado a partir de cada planta, bem como seus destinos de cada fábrica, depois, o controle da partida do trem e os horários de chegada. Isso permite a coordenação das operações do transporte ferroviário, e atinge os fatores de carga ideal para tornar o sistema rentável.

Um programa de software especial, GERI (GEFCO Rail Interface), foi desenvolvido para gerenciar este projeto. Usando os documentos de carga, que monitora a composição de trens e o rastreamento dos vagões.

A Gefco é o primeiro operador logístico na Europa a introduzir um sistema tão inovador para controle e otimização de prazos de entrega. Antoine Redier, diretor de Transporte Automotivo e Logística da Gefco, explica: "Nosso objetivo é reduzir significativamente o tempo de transporte, mantendo os custos e ter uma imagem clara de quaisquer eventos imprevistos durante o transporte".

Este plano vai garantir o uso continuado de ferrovias para o transporte automotivo e é um elemento chave do programa que está em consonância com os objetivos do Grupo de desenvolvimento sustentável.