LogTalk LogTalk

Gestores do transporte de cargas relatam dificuldade para preencher vagas para motorista

Publicado em 12/04/2022

Das empresas que participaram da Pesquisa CNT Perfil Empresarial sobre o segmento, 45% têm postos de trabalho disponíveis, com maior número de vagas abertas em Santa Catarina

Por Redação, com informações de CNT


Foto: Shutterstock

De acordo com a Pesquisa CNT Perfil Empresarial, realizada e divulgada pela Confederação Nacional do Transporte (CNT), uma das grandes dificuldades apontadas por gestores de carga é preencher vagas destinadas a motoristas. Segundo dados da pesquisa, 45% das empresas que participaram possuem postos de trabalho disponíveis.

Dentre as empresas que responderam à CNT, o maior número de oportunidades para motoristas está naquelas que têm sede em Santa Catarina (17,4%), seguido das que estão em São Paulo e Minas Gerais, ambas com 14,5% das vagas disponíveis. Em patamar próximo estão as empresas localizadas no Paraná (14,0%) e no Rio Grande do Sul (10,1%).

Profissionais com pouco tempo de experiência no TRC é outro fator que leva à dificuldade de recolocação, segundo responderam 46,1% das empresas no levantamento. A segunda maior adversidade, identificada por 31,5% delas, é encontrar profissionais qualificados e com treinamento direcionado ao setor rodoviário de cargas.

A atividade com maior carência no mercado é de motoristas – 65,1% dos empresários do TRC citaram não encontrar com facilidade esse profissional. Dentre as empresas que participaram do levantamento, 19,2% acrescentaram ao problema a falta de mecânicos e 15,1%, a carência de gestores operacionais.

Entre os benefícios ofertados pelos transportadores do TRC aos trabalhadores, destaca-se o plano de saúde ou odontológico. O serviço é disponibilizado para todos os funcionários em 63,4% das empresas que participaram do levantamento.

Os resultados da Pesquisa CNT Perfil Empresarial apresentam à sociedade a caracterização das empresas, um panorama da situação enfrentada pelo transportador e os desafios do setor. A Confederação disponibilizará, de forma inédita e exclusiva aos empresários que responderam à Pesquisa, um painel personalizado.

Na prática, cada empresa participante terá acesso aos seus próprios dados e poderá compará-los aos resultados consolidados e anonimizados no levantamento, o que permite verificar a sua posição em relação às características identificadas. As informações restritas permitirão a identificação de melhorias nas ações das empresas e a definição de estratégias para o seu negócio.

Para conferir o estudo na íntegra, basta acessar o site do Painel CNT do Perfil das Empresas do TRC.