LogTalk LogTalk

Getrak investe em soluções retomas para prevenir roubos de veículos e cargas

Publicado em 28/05/2018

Companhia apostou no desenvolvimento de plataforma e hardware que reduzem em 80% o tempo de recuperação de itens roubados

A Getrak, companhia especializada em desenvolvimento de softwares para IoT, lança duas novas tecnologias que prometem diminuir o tempo médio entre roubo e recuperação de veículos e cargas de 3 a 4 horas para 40 minutos. Enquanto a plataforma inteligente “Getrak 5.0” é voltada para a gestão de frotas e padrões de uso promete gerenciar de forma preditiva riscos de veículos e cargas de maneira completa, o dispositivo portátil “Sigfox” possui conectividade inclusa e bateria de até três anos.

A plataforma recebeu aporte de R$ 8 milhões e levou dois anos para ser desenvolvida, sendo 12 meses dedicados à pesquisa em 500 centrais de rastreamento. Entre os diferenciais estão planos de gerenciamento de risco, relatórios online com indicadores sobre como reduzir o custo de uma frota em campo – de acordo com a análise da condução de cada veículo.

Além disso a plataforma está integrada ao sistema Deep Track, uma plataforma de Inteligência Artificial que processa em tempo real todas as informações dos rastreadores e dispositivos IoT. Dessa maneira é possível gerar alertas preditivos para os condutores sobre as chances de o carro está sendo furtado antes mesmo do proprietário perceber e notificar a central.

Segundo o CEO da Getrak, Frederico Menegatti, cada gestor tem uma necessidade diferente para relatórios e alertas e isso refletiu na criação da plataforma. “Um veículo que possui rastreador para acompanhamento de telemetria ou logística possui demandas diferentes que um veículo que está sendo rastreado para segurança. Isto nos levou a criar uma plataforma mais flexível e assertiva na entrega de dados para cada tipo de cliente e integrada com ao Deep Track”, explica.

Já o dispositivo Sigfox recebeu aporte de R$ 800 mil e promete trazer para as centrais de rastreamento versatilidade e economia. Além de ser um dos primeiros dispositivos IoT de desenvolvimento 100% nacional o equipamento possui conectividade inclusa sem a necessidade de instalação de chips de dados e bateria que pode durar até três anos possibilitando utilização no monitoramento de qualquer tipo de dispositivo em campo, pessoas ou pets, além de proporcionar uma instalação rápida e barata em qualquer tipo de veículo ou bem móvel.

“A tecnologia Sigfox alia baixíssimo o custo de conectividade ao baixo consumo de energia e longo alcance”, explica o engenheiro Eduardo Iha, diretor de negócios da WND Brasil. “Estas características estão disponíveis no serviço que é oferecido pela WND Brasil e detém a exclusividade da tecnologia Sigfox no Brasil em praticamente todo o território nacional, e faz com que seja possível o desenvolvimento de inúmeras soluções de Internet das coisas, para diversas atividades da economia nacional, inclusive para rastreamento e segurança.”

Os lançamentos fazem parte de uma série de ações e investimentos da Getrak para o mercado IoT, com criação de soluções e redes para conectividade de dispositivos, equipamentos e plataformas computacionais.