Informe os dados de acesso para entrar na área do assinante.

GKO Informática lança conjunto de soluções GKO Plus

 

Publicado em 14/10/2014

O GKO Plus faz parte dos negócios da empresa, com conceito de serviços operando na nuvem

A GKO Informática, empresa especializada em soluções de base tecnológica para a área de logística, com o foco na gestão de fretes, anuncia o lançamento de um novo segmento de negócios, que traz um modelo de soluções inovador: o GKO Plus. A empresa é reconhecida pelo sucesso de seu principal produto, o GKO Frete, líder no mercado de sistemas para a gestão de fretes para o embarcador.

Criado no final de 2012, como uma área de produtos com o foco na web e conceito de serviços, o GKO Plus tem uma proposta diferente do GKO Frete. Ele é um pacote de serviços com base na web, estilo SaaS, com infraestrutura instalada na “nuvem”. Os clientes contratam o acesso a um ou a todos os módulos do GKO Plus e pagam apenas pelo volume de uso do produto. “É um serviço que só se paga pelo uso, diferentemente do que ocorre quando se compra licenças de software”, esclarece o gerente de Produto da GKO, responsável pela área, José Carlos Pereira. Também não é necessário que esse produto seja ligado ao GKO Frete, a empresa usuária das soluções GKO Plus não precisa ser usuária do GKO Frete.

“O GKO Plus surgiu, praticamente, a partir de demandas do dia a dia de clientes da GKO. Não é necessário adquirir todos os serviços da solução, apenas à medida que exista a demanda da empresa”, destaca Pereira.

O começo de uma nova ideia
O serviço que deu início ao produto e, consequentemente, ao novo negócio da GKO foi a solução Confirma Fácil. Independente do uso do GKO Frete, porém aderente e integrável a ele, o Confirma Fácil permite ao embarcador obter as informações de suas entregas em tempo real, com validade jurídica, estreitando a relação entre embarcadores e seus clientes, de forma segura, além de obter a validade jurídica da comprovação de entrega, por meio eletrônico, do ambiente da Secretaria da Fazenda (Sefaz). O Confirma Fácil foi validado em piloto na Chilli Beans. Atualmente, cinco lojas da rede utilizam a solução, porém, estuda-se que todas as 500 lojas franqueadas passem a utilizá-lo.

O Confirma Fácil tem dois pontos principais. O primeiro é tornar o processo de confirmação de entrega simples para os clientes (destinatários da carga), por meio de um ambiente totalmente web, gerando notificações e ocorrências em tempo real, enviadas para qualquer sistema do embarcador com apenas um click. O segundo é viabilizar a substituição de todo o processo de retorno e arquivamento do canhoto do Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica (Danfe), assinado pelo destinatário, pela disponibilidade e o envio de um documento chamado Manifestação do Destinatário, assinado digitalmente, por meio da Sefaz, com a mesma validade jurídica e sem qualquer esforço adicional. Além disso, ocorrem possibilidades de melhorias logísticas, como liberação mais ágil de faturas das transportadoras e controle mais eficaz do Acordo de Nível de Serviço (SLA) das entregas.

Na prática e sob o ponto de vista do embarcador, a solução proporciona agilidade logística, tanto com o retorno imediato das ocorrências de entregas, quanto com a validação, isentando a necessidade da empresa arquivar documentos fiscais impressos. Sob o ponto de vista do destinatário, o sistema representa uma forma fácil, robusta e segura de manifestar seus recebimentos e sinalizar problemas.

Em meio ao desenvolvimento do Confirma Fácil, surgiu outro produto, graças à demanda da MWJ Logística na operação de um cliente do segmento de chocolates: o Monitor de Entrega. Direcionado a transportadoras, o Monitor, como o próprio nome diz, monitora a previsão de entrega de produtos, fornecendo informações à transportadora para comunicar o embarcador, em tempo real, sobre a entrega ou antecipar dificuldades. Gera, ainda, relatórios de desempenho e controle de qualidade de serviços da transportadora, dados do que foi embarcado, prazos de entrega, regiões das entregas e indicadores de desempenho.

“Se algo atrasará, a transportadora pode ser proativa em relação ao embarcador, avisando-o do atraso ou qualquer outro problema. O software promove uma integração direta entre transportadoras e embarcadores e é acessível de qualquer computador e tablet”, destaca Pereira.

Lançada em dezembro de 2013, a solução funciona, integralmente, em modo online. A ferramenta proporciona praticidade, visibilidade, controle eletrônico e relatórios concisos. “O grande diferencial da solução é ter controle e poder garantir que as entregas serão feitas dentro do prazo estipulado pelo cliente, antecipando-se aos possíveis gargalos da operação e contribuindo, assim, para decisões rápidas e efetivas”, afirma o diretor da MWJ Logística, Mauricio Wenisch Jacintho.

Visibilidade em cadeia
A terceira solução a compor o GKO Plus é o Ciclo do Pedido. Criado a partir da apresentação do Monitor de Entrega a algumas empresas, é um software voltado ao embarcador que deseja ter maior visibilidade, desde a criação do pedido até a sua entrega, sempre obtendo a informação a partir de qualquer fonte, em tempo real, sempre que possível.

Essa solução permite que o embarcador defina as etapas de ciclo de pedido que deseja acompanhar e incremente novas etapas, de qualquer fonte (a partir do sistema corporativo, recebendo dados das transportadoras, ou integrando-se a qualquer outro ambiente, no qual a informação desejada possa se encontrar). A solução encontra-se, hoje, em um projeto piloto e está prestes a ser formalmente lançada no mercado.

“Mais uma vez, a empresa não precisa adquirir todos os softwares que formam o GKO Plus. A vantagem é poder contratar suas soluções de acordo com as demandas da sua empresa”, ressalta Pereira.

 

 

Veja também: