LogTalk LogTalk

Goiás Rendering vai reestruturar processos logísticos em Trindade

Publicado em 11/08/2017

Objetivo é ter processos logísticos que proporcionem melhor controle de fluxo de matérias primas e produto acabado

A Goiás Rendering S/A está realizando uma reestruturação nos processos logísticos da na planta de Trindade (GO). A Imai Empresas, consultoria especializada em processos logísticos do Rio de Janeiro, é a responsável pelo projeto.

De acordo com o diretor executivo da empresa, Kelson Costa, a decisão pela reestruturação dos processos logísticos se deu pela percepção das perdas com a baixa precisão das informações de entrada, expedição e estocagem de matérias primas e produtos acabados. “Das 400 toneladas que produzimos no mês, calculamos que pelo menos 20% não conseguimos ter visibilidade, e isso entra na conta das perdas.  O desafio principal foi encontrar quem pudesse nos dar soluções de como controlar itens que sofrem tantas variações quanto os nossos”, destaca.

O executivo comenta que a expectativa da direção da empresa goiana é eliminar as perdas identificadas e as ocultas o mais rápido possível, alcançando 100% de acuracidade dos estoques e ganhando total visibilidade em todos os aspectos que hoje, apesar de haver recursos, não há controle. “Começaremos por Trindade e, futuramente, estenderemos a reestruturação para Lusiânia (GO) e Bahia.”

Com duração prevista para 10 meses, o projeto de reestruturação da Goiás Rendering será baseado na adoção das melhores práticas globais de controle de processos produtivos e logísticos, o que inclui adequações específicas na arquitetura do sistema de informação da empresa, a adoção de novas tecnologias de automação e integração estratégica destes dois sistemas.

O consultor da Imai Empresas, Yassuo Imai Segundo, responsável pelo projeto, explica que o sistema da Goiás Rendering vai receber uma nova arquitetura de processos e tabelas que serão implementados internamente. “Mais importante do que integrar balanças a sistemas de informação, é fazer com que os dados extraídos desta automação sirvam para estabelecer controles que possibilitem a prevenção a fraudes e a redução do fator humano no processo.”

Segundo ele, a Goiás Rendering S/A será uma empresa alinhada com as mais modernas ferramentas de controle e eficiência e irá operando a um custo muito baixo, já que a incidência de mão-de-obra sobre as atividades de controle será minimizada.