LogTalk LogTalk

Gollog começa a operar novo terminal de cargas em Congonhas

Publicado em 16/04/2015

A unidade de cargas da GOL ganha novo espaço, com moderna infraestrutura e acesso ainda mais próximo ao aeroporto 

A Gollog, unidade de cargas da GOL, começa a operar em um novo Terminal de Cargas (Teca), no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, localizado na sede administrativa da companhia. Com 2.100 m², o espaço se destaca pela completa infraestrutura para os processos de triagem, manuseio e atendimento de cargas, maior flexibilidade para o cliente, além da proximidade com a área aeroportuária, com acesso fácil e direto à pista. No dia 14 de abril, aconteceu a inauguração do novo Teca, em Congonhas.

“O novo terminal integra a nossa estratégia de ampliar a rede de atendimento, proporcionando, cada vez mais, eficiência e comodidade aos nossos clientes. Para isso, estamos estabelecendo processos ainda mais robustos e inteligentes, e inovações tecnológicas, como a disponibilização de informações real time, além da agilidade às entregas, pontualidade, confiabilidade e segurança”, destaca o diretor de Cargas da GOL, Eduardo Calderon.

Agora, como parte integrante da sede da companhia em Congonhas, o Teca possui modernos sistemas de segurança e monitoramento, além de um amplo pátio específico para carregamento e descarga em veículos. As áreas de embarque e retirada de cargas também foram equipadas com sala de suporte para os clientes, denominada de Facilitador Operacional de Cargas Aéreas (Foca). 

A nova estrutura do Teca utiliza o sistema cross-docking, no qual a mercadoria recebida no centro de distribuição passa pelo processo de recebimento e documentação e, logo em seguida, a carga já é preparada para o prosseguimento do carregamento para o transporte aéreo. Toda a carga recebida no novo terminal também passa pelo sistema de raio-x, identificando o conteúdo da mercadoria, para garantir a segurança das operações da GOL.

Houve, também, significativas melhorias nas instalações internas para os cerca de 60 colaboradores que atuam no local, que passam a contar com salas de treinamento, amplo refeitório, área de descanso e vestiários.

Expansão e crescimento
Somente em 2014, a Gollog inaugurou oito novos centros operacionais  nas cidades paulistas de Araraquara, Alphaville, Americana, Santos, São Bernardo do Campo, Indaiatuba, Sorocaba e Taubaté, consideradas importantes polos comerciais em suas regiões. Nesse período, a companhia transportou 73,6 mil toneladas, sendo a principal atividade o e-commerce, com 8% desse total. 

Neste ano, a expectativa é alcançar crescimento de 20%, com estimativa para transportar 88 mil toneladas. A busca por novas tecnologias é outro ponto estratégico da companhia, que prevê melhorias na eficiência e desempenho do negócio.

“No curto prazo, modernizaremos a infraestrutura dos nossos terminais de cargas, teremos novos lançamentos e soluções logísticas, além de mais investimento em ferramentas de monitoramento de cargas e formas de pagamento”, afirma Calderon.