Informe os dados de acesso para entrar na área do assinante.

GPA adota TMS e WMS da Manhattan Associates

 

Publicado em 01/12/2020

Varejista melhorou sua eficiência com as novas soluções, tornando os processos operacionais mais fáceis, rápidos e transparentes



O GPA, um dos maiores varejistas do Brasil, está colhendo bons resultados com a implementação do Transport Management System (TMS) da Manhattan Associates, solução que oferece suporte completo para o processo comercial em todas as funções de transporte e simplifica até mesmo as operações logísticas mais complexas. 

Com mais de 800 pontos de venda, a divisão de varejo alimentar do GPA engloba as bandeiras Extra e Pão de Açúcar em todos os seus formatos (hipermercados, supermercados, postos, drogarias e lojas de vizinhança).

A tecnologia começou a ser implementada em 2019, o objetivo era melhorar os roteiros de abastecimento, ter uma escalabilidade no abastecimento considerando um fluxo contínuo entre inbound e outbound de forma automatizada.



“Quando falamos de otimização, nós não tivemos que mudar os algoritmos disponibilizados pela Manhattan já altamente otimizados e eficientes, portanto o que nos interessou e também por uma opção do GPA era ter uma solução standard em SaaS (Solução as a Service no ambiente cloud) que atendesse as principais características de abastecimento por configuração sem necessidade de extensões e aqui entram alguns exemplos como: possibilidade do uso de diversos modelos de frete, eliminação de pátio e filas para carga e descarga, oferta de cargas aos transportadores dando transparência, compartilhando responsabilidades, e possibilidade de configurações que atendem as leis vigentes (lei dos motoristas).” -  Marcelo Arantes, diretor de logística do GPA.



Outro facilitador do processo do GPA tem sido o TMS Mobile, módulo de mobilidade para o motorista.

 

“O grande ponto está no monitoramento logístico em tempo real das nossas entregas. De forma prática conseguimos identificar o posicionamento do veículo para ter um status da entrega e saber se está em atraso ou não, além de permitir que nossos motoristas incluam qualquer informação adicional sobre o percurso, dificuldades ou comprovação de entregas para avaliação futura do time de planejamento. Conseguimos dar essa visibilidade para as nossas lojas de forma prática.”



O GPA também implementou o Warehouse Management System (WMS), solução de gerenciamento de armazéns da Manhattan, junto com o módulo de Labor Management System (LMS) para gestão da mão de obra, o Slotting Optimization para otimização de layouts de picking e o Supply Chain Intelligence (SCI) para gerenciamento de dashboards automatizados em tempo real.



“A oportunidade de melhoria nos processos de distribuição e de transporte de forma conjunta, obtendo os resultados tanto em produtividade para operação e frete, é bem maior. Temos a entrega de uma solução robusta tratando os dois sistemas que nos permite ter mais visibilidade em tempo real”.



O grupo pretende completar o rollout do TMS no primeiro semestre de 2021, e criar assim diversas possibilidades para melhorar a malha logística, aumentando a sinergia com fornecedores e transportadores e melhorando continuamente o nível de serviço.

Outro ponto trazido pelo GPA foi o apoio da Manhattan na implementação do sistema durante a pandemia de Covid-19.

 

“Com este trabalho remoto no confinamento tivemos todo o apoio e suporte durante o projeto, isso é muito importante. Recebemos tudo com qualidade e foco e fomos capazes de entregar tudo o que precisávamos. A implementação da suíte WMS e TMS usando a plataforma de integração da Manhattan (MIF – Manhattan Integration Framework) vai nos permitir elevar a nossa performance em nossos fluxos de abastecimento, com processos altamente otimizados para garantir a melhor produtividade nos centros de distribuição e a melhor roteirização e execução no transporte.” -  Alkama El Bakkali, gerente geral de Desenvolvimento Logístico do GPA.



Para Marco Beczkowski, diretor de Vendas e Customer Success da Manhattan no Brasil, contribuir para a melhoria da eficiência dos processos do GPA é uma grande responsabilidade.

 

“Vemos isto como uma enorme responsabilidade, assegurar que as nossas soluções logísticas ajudem o GPA a continuar a melhorar e a manter a sua posição de ser um dos principais líderes neste mercado".
 

 

Veja também: