LogTalk LogTalk

Granado reduz R$ 1,4 milhão em fretes com software GKO Frete

Publicado em 26/03/2018

Módulo de Simulação permite avaliação de transportadoras em fase pré-contratação; empresa é usuária do sistema há mais de cinco anos

A Granado, empresa de beleza e higiene pessoal, anunciou uma economia de R$ 1,4 milhão ao usar o sistema de fretes da GKO Informática. A redução representa aproximadamente 7% das despesas com transporte em 2017 comparado ao mesmo período do ano anterior.

A empresa vem obtendo reduções em fretes há dois anos, utilizando o módulo de Simulação existente no software GKO Frete. Segundo o gerente do centro de distribuição da Granado, Marcos Medina, o sistema é utilizado para realizar o pagamento de fretes com mais assertividade, fazer o acompanhamento de entregas (ocorrências) e a simulação de fretes.

“Somos usuários há mais de cinco anos da solução”, diz Medina. “Ela permite que possamos comparar valores de fretes de transportadoras em todo o Brasil, com margem de erro baixíssima, em torno de 0,2 pontos percentuais, e escolher o que melhor nos atende em termos de preço e nível de serviço.”

O gerente revela que, antes do uso do GKO Frete, as transportadoras apresentavam a cada ano tabelas com reajuste de valores com perdas compensadas sem avaliar todas as tarifas que entram na composição do frete. Com isso, a Granado acabava pagando valores a mais, além de ter que lidar com diversas tabelas de valores, cada um seguindo seu próprio formato.

Com o melhor conhecimento das funcionalidades do GKO Frete, a Granado conseguiu padronizar o estilo de tabelas das transportadoras quanto a volume, itens e perfil de cargas a serem entregues. Com o acompanhamento das ocorrências durante as entregas, todas as informações das transportadoras são inseridas no sistema da empresa e, a partir do histórico de notas registradas no GKO Frete, é possível simular o valor do frete para o futuro.

“Podemos simular e prever o impacto de reajustes e propostas de fretes apresentados, bem como avaliar se desejamos prosseguir com determinada transportadora” diz Alan de Almeida Cruz, supervisor de indicadores e monitoramento da empresa de cosméticos, destacando a maior assertividade da tomada de decisões a partir do uso mais intenso do módulo de Simulação.

Aislan Ventura, analista de negócios da GKO Informática, enfatiza que um dos principais ganhos do módulo de Simulação é realmente comparar transportadoras que trabalham na mesma região ou mesma origem e destino. “A Simulação possibilita que se compare transportadoras já contratadas a outras que podem vir a ser utilizadas, avaliando o potencial de cada uma pelo alinhamento de serviços de outras. Aproveitar-se dessa ferramenta do GKO FRETE é uma tendência entre os embarcadores que utilizam o sistema justamente porque facilita o processo seleção de transportadoras”, explica.

Para Marcos Medina, outro ganho proporcionado pelo GKO Frete está relacionado ao Monitoramento. Com o recurso, há maior quantidade de informações disponíveis, possibilitando acompanhamento de ocorrências bem como a negociação, com cada transportadora, de prazos de entrega. “Há cerca de 4 anos, este número era de 82%, e hoje mesmo com a redução no prazo para diversas localidades, nosso indicador de performance de entregas ultrapassa 91%.”