Assinatura Premium Assinatura Premium

Grupo Angeloni implementa a tecnologia de Voice Picking em seu Centro de Distribuição

Publicado em 23/09/2015

Rede varejista implantou solução de captura de dados por comando de voz, da Seal Tecnologia, para agilizar os processos no Centro de Distribuição de produtos que abastece supermercados, rede de farmácias, lojas de conveniência e postos de combustíveis

O Grupo Angeloni implementou no início de 2014 a solução de coletores de dados por comando de voz, Voice Picking, da Seal Tecnologia, empresa que há 26 anos atua no mercado de soluções dedicadas a processos de automação com código de barras, coletores de dados, redes sem fio e RFID.

A rede varejista é tradicional na região Sul do país pela forte atuação em múltiplos nichos, como redes de supermercados e farmácias, lojas de conveniência e postos de combustíveis, e estava em busca de uma solução que agilizasse os processos de separação no Centro de Distribuição de mercadorias, em Porto Belo, Santa Catarina.

Antes da implantação do Voice Picking a operação era realizada com coletores de dados, porém a tecnologia do antigo fornecedor se tornou obsoleta com o passar dos anos e deixou de atender as novas demandas do Centro de Distribuição de produtos. Além disso, o custo com a manutenção era elevado, pois os coletores se quebravam facilmente durante as operações de separação. Com a vinda da nova solução por comando de voz, da Seal Tecnologia, tudo ficou mais ágil, pois os aparelhos são robustos e de qualidade; a manutenção foi reduzida e a produtividade aumentou.

A tecnologia é constituída por um terminal portátil, um head set, baterias, demais acessórios e o software Kairos (middleware desenvolvido pela Seal) para a integração com qualquer WMS/ERP.

Atualmente, são 30 equipamentos da Seal Tecnologia utilizados na linha de separação.O Centro de Distribuição abastece 27 lojas de supermercados, 24 farmácias, 8 postos de combustíveis e diversas lojas de conveniência da rede. O comércio eletrônico do grupo Angeloni, que atende a todos os estados das regiões Sul e Sudeste do Brasil também é operacionalizado pela tecnologia de captura de dados por comando de voz da Seal Tecnologia.

Os principais benefícios com a parceria da Seal Tecnologia foram a redução na manutenção de equipamentos de operação por coleta de comando de voz e o aumento da produtividade dos operadores que trabalham com o Voice Picking. O sistema de coletores de dados por comando de voz interage com o operador, sem que ele dependa de instruções impressas – ele simplesmente as ouve e executa.

“Houve melhora na linha de separação de mercadorias. A empresa já trabalhava em um alto nível de produtividade e conseguiu aumentar ainda mais os ganhos. O cliente é bem criterioso, buscava a melhora na assertividade do CD e conseguiu obter resultados excelentes com o Voice Picking, reduzindo os custos e aumentando os ganhos no Centro de Distribuição de produtos”, afirma, Wagner Bernardes, CEO da Seal Tecnologia.

Anteriormente, a produtividade média era de 117 caixas na linha de separação de produtos por homem/hora. Atualmente, cada operação na linha de separação de mercadorias para a formação de um palete direcionado à expedição leva, em média, 14 minutos. Anteriormente, esse tempo era de 16 minutos. A redução de custos mais evidente é com a mão de obra, pois cada homem/hora rende agora 22% a mais na linha de separação dos produtos, pois os operadores ficam com as duas mãos livres, ouvindo os comandos de voz pelo head seat, o que aumenta a velocidade na execução das tarefas.

“Ao longo deste projeto, encontramos na Seal Tecnologia um parceiro disposto a buscar soluções que pudessem facilitar a adaptação da ferramenta ao nosso formato de trabalho, ao invés de apresentar apenas fórmulas prontas e engessadas. Essa postura facilitou muito a evolução do projeto e ajudou a maximizar os rendimentos da ferramenta. Para o futuro, projetamos a manutenção da parceria de sucesso que temos hoje e pretendemos implantar a solução em novos projetos conforme a nossa demanda interna”, afirma Paulo Sérgio de Carvalho Araújo, Gerente de Logística do Grupo Angeloni.