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Grupo Fareva aumenta produtividade com o apoio da TOTVS

Publicado em 28/01/2016

Multinacional francesa do setor de manufatura utiliza o ERP e o WMS da TOTVS para controlar os seus processos administrativos e de fabricação, desde o recebimento do pedido até o envio do produto finalizado ao cliente

A Fareva, que faz manufatura na indústria de cosmético e farmacêutica, adotou o Enterprise Resource Planning (ERP) da TOTVS para gerenciar a sua operação no Brasil. Isso foi em 2011, antes mesmo da finalização das obras da fábrica. Neste ano, visando racionalizar, automatizar e aprimorar ainda mais os seus processos e atender à nova legislação do setor, a companhia atualizou o sistema para a versão TOTVS V12. O resultado é uma operação mais ágil e uma gestão mais assertiva e colaborativa, que proporcionou ainda maior produtividade.

A Fareva é um grupo familiar francês com atividade em diversos países do mundo e faturamento de 1,3 bilhão de euros, em 2014. A companhia utiliza diferentes sistemas de gestão nos locais onde atua e optou pela solução da TOTVS para controlar a operação brasileira, devido à liderança da tecnologia da companhia no segmento de manufatura. A solução permite à direção das fábricas brasileiras enviar à matriz informações consolidadas de pedidos, estoque, compras, financeiro e de fornecedores, semanalmente e de maneira automática.

A atualização para a V12 foi realizada rapidamente, devido à metodologia de validação de documentos e geração de relatórios de qualidade rigorosos, utilizada pela Fareva. Para evitar impactos durante e após o processo de atualização da ferramenta, foram realizadas três homologações e validações de todos os programas da companhia, com base em uma rotina de teste e print screen de cada uma das telas.

A metodologia, além de evitar impactos, levou a empresa a um novo patamar tecnológico, que facilitará e viabilizará avanços, evoluções e melhorias constantes. Até o momento, a empresa já inseriu mais de 400 rotinas e procedimentos de diferentes áreas na ferramenta, diminuindo, assim, o uso de sistemas paralelos. “Hoje, o ERP centraliza todas as nossas informações, simplificando o dia a dia dos usuários, que têm acesso aos dados da organização por meio de um único login e senha. Além disso, a interface da nova versão é mais simples e totalmente intuitiva, o que conferiu usabilidade à ferramenta e, consequentemente, um aumento na produtividade dos colaboradores”, informa o gerente de TI da filial brasileira da Fareva Itupeva, Paolo Callea.

Além disso, como na versão 12, tudo ocorre por meio da plataforma de produtividade e colaboração da TOTVS, o fluig, a solução de gestão ganhou mais agilidade e fluidez, tornando possíveis recursos diferenciais, como Identity Management (centralização da gestão de segurança de acesso), workflows, mobilidade e dashboards de gestão específicos para as diferentes áreas de negócios das empresas. Esses controles aprimoraram a análise da demanda e as tomadas de decisões por parte da diretoria, que passou a controlar recursos internos e externos (clientes, fornecedores e colaboradores).

Para minimizar os impactos da atualização do sistema, que além de oferecer uma nova interface aos usuários conferiu alterações na rotina deles, a Fareva contou com o apoio da TOTVS Consulting, unidade de consultoria da companhia, por meio de um plano de gestão da mudança. A iniciativa realiza diversas ações e treinamentos, visando ajudar os colaboradores a entenderem o significado e o propósito da mudança.

Atualmente, a companhia atua de duas formas: como serviço, por meio do qual as empresas enviam todos os insumos necessários e a Fareva apenas fabrica o produto, e por meio de um atendimento completo, em que todo o processo fica sob a sua responsabilidade – desde a compra da matéria-prima, passando pela produção, conforme as especificações técnicas do cliente, embalagem e etiquetagem do produto finalizado e a entrega para a distribuição.

A solução da TOTVS gerencia toda a operação. A ferramenta controla o fluxo de entrada dos insumos, calcula a demanda de planejamento, inclusive, a separação e a pesagem da matéria-prima, para que a fórmula não sofra alterações. Esse processo é todo automatizado e registrado dentro do ERP.

Além disso, a Fareva utiliza o Warehouse Management System (WMS) da TOTVS. A integração da solução ao sistema de gestão da companhia, permite um acompanhamento preciso das etapas de fabricação e um melhor planejamento, evitando falhas na linha de produção, tudo isso de forma automatizada. “Concluída a produção, o material passa pelo envasamento e etiquetagem e, logo em seguida, é expedido para o cliente. Como não temos estoque, precisamos de muita agilidade e precisão nesse processo”, afirma Callea.

O executivo ressalta, ainda, a qualidade do atendimento prime da TOTVS, que, segundo ele, foi uma experiência bastante positiva. O contrato, que incluía esse modelo por apenas um mês, acabou sendo estendido e adotado por período indeterminado, devido ao nível do atendimento prestado, totalmente personalizado e consultivo.

Segundo o diretor do Segmento de Manufatura da TOTVS, Carlos Valle, a companhia visa sempre contribuir com a otimização dos resultados e proporcionar as melhores práticas aos seus clientes. “Para isso, é uma das empresas que mais investe em P&D no Brasil, visando à atualização constante das nossas soluções, para atender, de forma diferenciada, às características de cada segmento em que atuamos, transformando a maneira de se trabalhar e fomentando a produtividade nas empresas, além de atender, por completo, às necessidades de legislação de todos os países em que atuamos.”