Assinatura Premium Assinatura Premium

Grupo ID Logistics registra crescimento no 1º semestre deste ano

Publicado em 06/09/2018

No total, o faturamento da empresa ultrapassou os 680 milhões de euros, com lucro operacional tendo alta de 52%

ID Logistics cresce no primeiro semestre de 2018

O Grupo ID Logistics divulgou resultados que contemplam as operações do 1º semestre deste ano. No período, a empresa registriu faturamento de 680,4 milhões de euros, um aumento de 3,4% (ou 6,1% e a taxas de câmbios constantes), além de apresentar crescimento de 52% no lucro operacional, subindo para 14,9 milhões de euros e registrando crescimento acentuado do lucro líquido para 7,4 milhões de euros.

De acordo com Eric Hémar, Presidente do grupo ID Logistics, os bons resultados do período validam o modelo de negócio e gestão do grupo. "O investimento, especialmente em recursos humanos, realizado em 2016 e 2017 para apoiar o crescimento da ID Logistics está dando frutos."

Crescimento sustentável das vendas

Durante o primeiro semestre, a ID Logistics gerou uma receita de 680,4 milhões de euros, um aumento de 3,4% (ou 6,1% a taxas de câmbios constantes), com crescimento acentuado no segundo trimestre, onde o aumento foi de 5,0% (ou 8,3% em taxas de câmbio constantes).

Esse forte desempenho também se estende aos restantes mercados. Na França, a receita aumentou 6,8%, registrando 330,6 milhões de euros. Nos Mercados Internacionais também houve progresso, com uma receita de 349,8 milhões de euros e aumento de 5,4%, a taxas de câmbio constantes. Além disso, tem havido um impacto negativo devido aos movimentos cambiais desfavoráveis, especialmente na Argentina e no Brasil.

Receita operacional registra aumento

A rentabilidade operacional do Grupo mantém-se em alta desde o final de 2017: o lucro operacional atual foi de 14,9 milhões de euros, comparado aos 9,8 milhões de euros do primeiro semestre de 2017, resultando em uma margem operacional de 70 pontos base, 2,2% mais elevada.

Na França, o lucro operacional atual aumentou de 7,0 milhões de euros no primeiro semestre de 2017 para 11,8 milhões de euros. As melhorias de produtividade nos novos armazéns inaugurados em 2016 e 2017 foram os principais impulsionadores do forte aumento na margem operacional de 2,3%, registrada no primeiro semestre de 2017, subindo para 3,6%.

A melhoria no lucro operacional corrente continuou nos Mercados Internacionais, com um aumento de 2,8 milhões de euros no primeiro semestre de 2017 para 3,1 milhões de euros, apesar do impacto desfavorável dos movimentos cambiais no Brasil e na Argentina. O investimento em 2017 para fortalecer as operações, especialmente em França, ajudou a apoiar o crescimento e melhorar a gestão dos projetos abertos recentemente (três na França e quatro nos mercados internacionais no primeiro semestre de 2018).

Crescimento do lucro líquido

O resultado líquido no primeiro semestre revela uma significativa melhoria, de 7,4 milhões de euros. Além da recuperação do lucro operacional, isso reflete também uma melhoria de 2,3 milhões de euros no resultado financeiro líquido, a ausência de itens excecionais e um aumento de 2 milhões de euros na carga tributária, que foi de 4,7 milhões de euros, em linha com a melhoria nos resultados.

Fluxo de caixa forte e sólida estrutura financeira sólida

O aumento dos lucros, combinado com uma gestão rigorosa das necessidades de capital de giro, compensa em grande parte o investimento operacional de 2 milhões de euros: no primeiro semestre de 2018, os negócios da ID Logistics geraram 13,6 milhões de euros, comparado com os 3,8 milhões de euros do primeiro semestre de 2017.

No final de junho de 2018, após considerar investimentos não correntes, em especial a nova sede da ID Logistics, a dívida líquida do Grupo foi reduzida para 54,8 milhões de euros, menos 8,6 milhões de euros do que no final de 2017. Com a alavancagem financeira reduzida para 0,8 vezes o EBITDA, a ID Logistics tem uma forte capacidade de investimento.