LogTalk LogTalk

Grupo Kion instala sistema de iluminação LED em nova planta

Publicado em 07/08/2018

Celena, empresa escolhida para o projeto, destaca vantagens como economia de energia elétrica e melhoria das operações

Mais uma empresa aderiu ao sistema de iluminação LED, uma tendência que enfatiza o desenvolvimento e a sustentabilidade. O Grupo Kion resolveu apostar em um projeto luminotécnico na nova planta da companhia, e a empresa parceira escolhida foi a Celena.

Em novos projetos, como neste caso, considera-se uma projeção de quanto uma iluminação tradicional consumiria se instalada nos mesmos pontos para manter o nível de iluminância e o quanto o LED consumirá. “Com essa base, nós chegamos à conclusão de que a economia é muito significativa, compensando plenamente todo o investimento”, garantiu Leandro de Barros, gestor comercial da Celena.

“Às vezes, em uma situação de retrofit você encontra uma iluminação incorreta, que não atende as necessidades, e, muitas vezes nem a norma”, compara Barros, acrescentando que isso não ocorre em um novo local. “Quando nós somos os responsáveis pelo projeto luminotécnico, temos mais liberdade de ação, podendo propor um maior número de soluções dentro da norma.”

Projeto
Os projetistas da Celena apostaram em quatro modelos distintos de luminárias aplicadas nos 4.029 mil m² da nova planta. Para atender a área de movimentação e estoque, onde o pé direito era de 14 metros, as luminárias utilizadas foram a High Bay Prisma 2, somando 94 unidades de 150W.

Já nos 340 m² do Laboratório de Validação e teste de novos produtos, em que a qualidade da iluminação é ainda mais significativa, foram aplicadas 148 lâmpadas tubulares de 18W. Nos 490 m² do escritório que abriga a Engenharia de Produto, o objetivo era manter a iluminação adequada, e oferecer algo que ficasse esteticamente mais agradável.

“Como nessa área possuíam forro modular, optamos por algo com design diferenciado”, explica Leandro Barros. “Então, colocamos 104 painéis quadrados de LED de 36W (62 x 62 centímetros).”

Para finalizar, a área externa contou com três luminárias do modelo Square Eco de 100W. O projeto entregue em outubro de 2017. “Os resultados da nova planta demonstraram a eficácia do sistema LED e está motivando a substituição da iluminação nas plantas mais antigas”, afirma o gerente comercial.