Assinatura Premium Assinatura Premium

Grupo Libra é reconhecido como empresa ?Mais Sustentável? da área de transporte e logística

Publicado em 17/11/2014

Única do setor a figurar entre as 60 empresas mais sustentáveis, companhia atinge pontuação máxima nos principais indicadores de avaliação e conquista premiação do Guia Exame de Sustentabilidade 2014

O Grupo Libra foi reconhecido como empresa “Mais Sustentável do Setor de Transporte e Logística”, prêmio concedido pelo Guia Exame de Sustentabilidade 2014, da Editora Abril.

“O prêmio reflete a nossa decisão, tomada há alguns anos, de fazer da sustentabilidade parte do cerne da nossa gestão. Essa decisão permeia nossas relações com os colaboradores, parceiros e fornecedores, clientes e sociedade”, destaca Marcos Rossa, gerente de Sustentabilidade e Segurança do Trabalho do Grupo Libra.

A companhia foi a única do setor a figurar entre as 60 empresas mais sustentáveis no evento, o que comprova o forte investimento na excelência na gestão de capital, de pessoas e de operações, síntese do Sistema Libra de Gestão, que possui a “sustentabilidade” como o principal pilar transversal.

A avaliação da publicação foi feita separadamente para cada tema, levando em consideração a média e a diversidade de desempenho das empresas. O Grupo Libra foi avaliado com ótimas notas nos dez indicadores-chaves, entre eles os de gestão da água, gestão da biodiversidade e gestão de resíduos, nos quais atingiu a classificação máxima, intitulada como acima da média.

“A visão do Grupo Libra traz, em sua essência, o desenvolvimento sustentável do Grupo e de todos que se relacionam com ele, por isso as palavras que fundamentam essa visão: o bom crescimento. Para nós, crescer é um ato abrangente e duradouro, que envolve o ambiente, a viabilidade econômica, as pessoas e a sociedade como um todo. Acreditamos firmemente nesse caminho e temos certeza que foi este que permitiu que esse prêmio se transformasse em realidade”, ressalta o executivo.

O maior impacto no meio ambiente, ocasionado pelo negócio de logística portuária, rodoviária e aeroportuária, é a queima de combustível fóssil, que gera até 62% das emissões de gases de efeito estufa da companhia. Com isso, o Grupo Libra traçou uma meta, no ano passado, de reduzir, até 2017, até 40% a emissão de gases nos terminais de Santos e do Rio de Janeiro. Uma das principais medidas adotadas pela empresa foi a compra de 12 novos equipamentos: os E-RTGs (carros pórticos sobre pneus).

De última geração, os novos RTGs são elétricos e não utilizam diesel, o que reduz drasticamente o impacto ambiental. Os equipamentos eletrificados, também chamados de E-RTGs, chegam a reduzir até 90% as emissões de gases de efeito estufa, se comparados a seus similares movidos a diesel.  

Segurança
Além da questão ambiental, O Grupo Libra evoluiu de forma significativa, nos últimos anos, na valorização da vida de seus colaboradores e daqueles que interagem com a empresa. Um exemplo é o aumento de produtividade, ao mesmo tempo que reduziu até 72% o número de acidentes de trabalho com afastamento, melhorando, ainda mais, o clima no ambiente de trabalho.

Apenas em 2012 ocorreram 49 acidentes com afastamento, que corresponderam a 1.339 dias perdidos por acidente. Em 2013, foram 14 casos e 134 dias perdidos por acidente do trabalho. Nesse mesmo período, houve um aumento de produtividade de 18% e 31%, em seus terminais portuários de Santos e Rio de Janeiro, respectivamente.