LogTalk LogTalk

Grupo Martins aposta no OEA para expandir mercado

Publicado em 15/12/2015

Alta cambial e retração do consumo faz de 2016 o ano das exportações brasileiras

O Grupo Martins iniciou uma série de procedimentos para se tornar Operador Econômico Autorizado (OEA).  A previsão é de que até o meio do ano que vem, o Grupo receba o selo OEA Segurança, nas suas atividades de transporte e distribuição, armazenagem e agenciamento de carga.

“Estamos, hoje, entre os dez maiores operadores logísticos do País, especializados em comércio exterior. É fundamental nos tornarmos OEA. Com o certificado OEA, teremos mais credibilidade junto a todos os órgãos intervenientes em comércio exterior. Assim, o Grupo Martins ganha muito mais potencial para aumentar a carteira de clientes e ter mais excelência nas operações”, explica o presidente do Grupo, Lourival Martins.

Martins está confiante de que 2016 será um ano de crescimento para o comércio exterior brasileiro, principalmente, no que diz respeito às exportações. “Haverá o agravamento da crise, pelo menos até os seis primeiros meses do ano, mas a junção de câmbio alto e a retração do mercado interno, obrigatoriamente, levarão muitas empresas a procurarem saída no mercado externo.”,

Para ele, esse impacto poderá, até mesmo, ser sentido nas importações. “Para garantir a qualidade do produto exportado, os empresários precisaram importar insumos em regimes especiais, como drawback. É um ano de crise, mas, certamente, teremos um comércio exterior bem intenso.”

Nesse contexto, ter o certificado OEA é mais uma garantia de excelência nas operações, o que significa crescimento e expansão na participação do Grupo Martins no mercado. “Seremos o primeiro operador logístico a ser certificado OEA”, afirma Martins.

Agenciamento de carga
O Grupo Martins, por intermédio da Martins Logística Internacional, iniciou em dezembro as operações de agenciamento de cargas via aérea, marítima e ferroviária, para a importação e exportação de mercadorias. Até então, o Grupo terceirizava os negócios dessa área. A Martins mantém estreita parceria com as principais empresas nacionais e internacionais de transporte de carga, garantindo qualidade e excelência dos serviços oferecidos, a preços competitivos.

Esse alto padrão é suportado por uma estrutura de atendimento com pontos de apoio nos principais portos e aeroportos do País, além de escritórios próprios, funcionando no porto de Santos, São Paulo, e Aeroportos de Guarulhos, São Paulo, e Viracopos, Campinas.

O Grupo Martins é ainda certificado na Associação Internacional de Transportes Aéreos (IATA) e na Superintendência Nacional da Marinha Mercante (Sunaman). Com a operação de um sistema altamente moderno e estrutura própria na cadeia logística, é possível gerenciar todo o processo de trâmite do produto door to door e informar ao cliente (importador e exportador) quando a mercadoria estará na prateleira para a venda, com variação de erro de dois dias, no máximo. Com isso, o cliente pode vender seu produto e cumprir os prazos de entrega, ganhando em redução de custo e mais competitividade.