Assinatura Premium Assinatura Premium

GS1 Brasil tem saldo positivo de seu trabalho em 2011 e projeta ampliar sua atuação no próximo ano

Publicado em 06/12/2011

Certificação de Código de Barras, sete milhões de itens registrados no padrão GDSN, parceria com grandes hospitais marcaram 2011


 

A GS1 Brasil-Associação Brasileira de Automação, entidade sem fins lucrativos, encerra o ano de 2011 com saldo bastante positivo em relação ao trabalho de disseminação dos seus padrões globais de identificação e comunicação, que promovem a eficiência em processos logísticos de produtos e serviços na cadeia de suprimentos.

 

 A GS1 Brasil agrega 55 mil associados no Brasil – são 1,3 milhão no mundo por meio de suas organizações nacionais – e comemora conquistas neste ano como a consolidação no país de seu Programa de Certificação de Código de Barras; a participação de empresas brasileiras na Rede de Sincronização de Dados Global (GDSN, na sigla em inglês), que registra o recorde de mais de sete milhões de itens registrados no mundo e tem a função de permitir a sincronização mundial das informações de produtos na cadeia de abastecimento; além do recente acordo com a aeronáutica para adoção das especificações GS1 nas etiquetas eletrônicas RFID (Radio Frequency Identification) em toda sua cadeia de suprimentos.

 

 Na área de saúde, o trabalho da entidade garante que procedimentos hospitalares ganhem muito mais eficiência na prevenção de erros. A rastreabilidade dos medicamentos, desde sua fabricação até a administração aos pacientes, assegura a procedência e a autenticidade dos produtos.

 

“Estamos muito satisfeitos com os resultados do trabalho de toda a equipe da GS1 Brasil e também com a receptividade de todos os integrantes das cadeias de produção e abastecimento do país. Em 2012, projetamos crescer ainda mais o número de associados e ampliar nossa participação em eventos de diversos segmentos. Buscamos nos aproximar de empresários de todos os portes em todas as regiões do Brasil. Por isso, já temos agenda cheia em 2012 para o programa ‘GS1 vai até você’, que promoveu com sucesso palestras e reuniões de nossos assessores com produtores, distribuidores e empresários de várias cidades neste ano”, comemora João Carlos de Oliveira, presidente da GS1 Brasil.

 

 Certificação – O Programa de Certificação de Código de Barras teve início a partir de uma parceria entre a GS1 Brasil e Comitê Abras de Inovação e Tecnologia. Seu objetivo é corrigir possíveis erros na impressão dos códigos de barras de produtos. Profissionais da GS1 Brasil verificam e atestam, no Laboratório de Verificação da entidade, a qualidade dos códigos aplicados a itens comerciais e unidades logísticas, com base em requisitos de negócios e em procedimentos e especificações técnicas internacionais, garantindo melhor desempenho na captura de dados. Com isso, os produtos dos associados têm garantia de que oferecerão o melhor nível ao consumidor no check-out do varejo.

 

Dados sincronizados – Fornecedores e redes de varejo no Brasil estão aderindo à Rede Global de Sincronização de Dados GS1 (GDSN) para que seu processo de alinhamento cadastral seja totalmente automatizado. O GDSN permite a sincronização mundial das informações de produtos na cadeia de abastecimento. Em 2011, o número de itens registrados (produtos) no mundo ultrapassou o número de sete milhões, prova de que a adoção desse padrão de troca de dados globalmente já beneficia dezenas de milhares de empresas com eficiência e redução de custos.

 

 A GS1 GDSN foi lançada em outubro de 2004, com 74 mil itens cadastrados. Originalmente adotada pelos fornecedores do varejo, principalmente de bens de consumo e rede de lojas varejistas, a GS1 GDSN está presente em um amplo leque de segmentos de mercado como saúde, eletroeletrônicos, m-commerce, business-to-consumer e homecenters (comércio de materiais de construção).

 

 Aeronáutica – As Forças Armadas do Brasil estão em sintonia com os avanços da tecnologia. A aeronáutica, por exemplo, adotou recentemente o código eletrônico de produto EPC para melhorar o gerenciamento de estoque dos uniformes, desde o centro de distribuição até chegar às mãos dos militares.

 

 Em outubro, a GS1 publicou novo padrão que compatibiliza as necessidades do setor Aeroespacial e de Defesa com o EPC, possibilitando que as empresas deste setor identifiquem, capturem e compartilhem informações sobre produtos que tenham a tecnologia RFID embarcada e, portanto, obtenham maior visibilidade nas cadeias de suprimentos. “A opção do setor Aeroespacial e de Defesa pelo padrão EPC irá impulsionar o uso da tecnologia RFID no Brasil. Existem no país empresas importantes deste setor, como é o caso da Embraer, TAM e Gol”, comenta Roberto Matsubayashi, Gerente de Inovação e Alianças Estratégicas da GS1 Brasil.

 

 Saúde – Os padrões GS1 garantem também a saúde de pacientes nos hospitais brasileiros. A GS1 mantém um grupo de trabalho para o setor da saúde que congrega participantes da indústria farmacêutica, materiais e dispositivos médicos, hospitais, órgãos regulatórios, distribuidores e associações. Os principais objetivos desse grupo são prevenção de erros na administração de doses de medicamentos, autenticação de produtos, rastreabilidade, transmissão eletrônica de documentos e aumento de eficiência da cadeia de suprimentos.

 

 Quatro hospitais brasileiros já implantaram sistemas automatizados de padrão GS1. São Hospital Israelita Albert Einstein, Santa Joana Hospital e Maternidade, Hospital Alemão Oswaldo Cruz e Hospital Moinhos de Vento. Os medicamentos administrados contam com códigos de barras bidimensionais GS1 DataMatrix, capazes de armazenar grande número de informações. Com isso, os hospitais mantêm um histórico do lote e validade do medicamento desde o recebimento até o momento em que é usado pelos pacientes.