Assinatura Premium Assinatura Premium

Gupo Citra traz para o Brasil equipamento para evitar o desgaste das rodas e trilhos

Publicado em 20/06/2012

Trucks Scheffel utilizam o princípio da circunscrição de curva, que permite que os truques acompanhem os trilhos sem atritos com a flange


O Grupo Citra, empresa que fomenta o comércio exterior, traz para o Brasil os Trucks Scheffel, equipamentos que têm como objetivo evitar o desgaste excessivo das rodas e trilhos dos trens, tornando o transporte de minérios, por exemplo, mais lucrativo. A partir do princípio da circunscrição de curva, que permite que os truques acompanhem os trilhos sem atritos com a flange e façam as curvas passivamente, foi criado um sistema capaz de aumentar a vida útil de uma roda de trem de 600 mil para 3 milhões de km. Apostando também na sustentabilidade, por diminuir o impacto com os trilhos, o consumo de combustível é reduzido, pois os vagões exigem menos força para se locomover e não existe o risco de descarrilamento.

Outro diferencial do sistema é que, por possuir borrachas em sua estrutura, a vibração não é transmitida para os vagões, uma vez que os trucks absorvem as imperfeições dos trilhos e eliminam as forças da inércia. Além disso, quando vazio, a utilização dos produtos permite um aumento na velocidade, por conta da estabilidade proporcionada. Já o tempo de reparo dos trens é maximizado quando aplicadas as novidades, passando de um intervalo de dois anos para 16.

Vale lembrar que o Grupo Citra pode atender, também, àquelas empresas que já possuem toda a estrutura do sistema ferroviário implantada, já que comercializa o kit Scheffel – apenas os trucks são substituídos, reduzindo o custo do equipamento em 60%.