Multilog Multilog

HBSIS expande estrutura e anuncia novo grupo empresarial

Publicado em 07/06/2016

Com três unidades de negócios, companhia pretende fortalecer a atuação no mercado

No mês em que completa 26 anos de mercado, a empresa de tecnologia da informação, HBSIS, anuncia a criação de um novo grupo empresarial e a adoção de nova filosofia de gestão. Com cerca de 200 clientes corporativos, incluindo a Ambev, BRF e Ultragaz, e em franca expansão, a companhia sediada em Blumenau, Santa Catarina, atenta às movimentações do setor, escreve um novo capítulo em sua história. A partir de agora, cada produto estará alocado em uma unidade específica de negócios, constituindo as três novas empresas que integram o Grupo HBSIS. A nova estrutura organizacional busca dar mais independência às áreas de saúde e conselhos profissionais, além de fortalecer a atuação da companhia em serviços de Tecnologia da Informação (TI) e soluções para vendas e logística.

O Grupo HBSIS contemplará as soluções HB.Prever e HB.Conselhos, que passam a contar com gestão independente nas empresas Previva e BRConselhos, respectivamente. Além das duas novas unidades, os serviços de outsourcing e soluções para vendas e logística ficam exclusivamente sob a marca HBSIS. Os sócios Humberto Matesco e João Luiz Kornely continuam na direção do Grupo. A gestão da Previva fica sob a responsabilidade de Gilberto Cesar Moura, que era gerente de Produto do HB.Prever. Já a BRConselhos será gerida por Ricardo Costa, profissional com larga experiência em consultoria corporativa.

“É um novo momento em nossa história. Percebemos que a mudança era necessária, para que cada empresa pudesse continuar crescendo de forma independente, alçando novas conquistas. Para os clientes, isso significa um atendimento cada vez mais personalizado, profissionais mais focados e soluções ainda mais aderentes. Para a equipe, é um momento de se preparar para crescer, de enfrentar o desafio de se consolidar não como uma empresa, mas como um grupo reconhecido no mercado de tecnologia”, avalia o CEO, Humberto Matesco.

HBSIS conquista novos clientes
Neste ano, a empresa alcançou a marca de 200 clientes, fechando, recentemente, contrato com a BRF, companhia de alimentos, e com a Ultragaz, do mercado de distribuição de gás domiciliar. Parceira há mais de 20 anos da multinacional de bebidas Ambev, a empresa de TI, que já contava com um escritório na capital paulista, iniciou, este ano, a operação de uma unidade de negócios em Campinas, São Paulo.

Para João Kornely, um dos sócios da empresa, a criação do Grupo HBSIS demostra o momento de maturidade que a companhia atingiu. “Tivemos centenas de desafios, ao longo de mais de duas décadas. A decisão de separar para somar mostra que atingimos um ponto de equilíbrio muito importante dentro de uma empresa. Hoje, sentimo-nos preparados para delegar a cada área a sua própria gestão.”

Somente no ano passado, a empresa blumenauense registrou expansão de 25% no faturamento. Na contramão da recessão econômica, avança no desenvolvimento de novas soluções em TI e na contratação de profissionais especializados. Considerando o seu alto crescimento e diferencial competitivo, a HBSIS foi selecionada para participar do Promessas, programa de aceleração promovido pela Endeavor, que oferecerá um amplo diagnóstico do negócio e prevê a conexão de empreendedores, com uma rede de mentores.

Rumo aos 30 anos, empresa adota nova filosofia de gestão
De olho no futuro, entre as mudanças, a HBSIS está implementando uma moderna filosofia de gestão, com o foco na maximização de valor, na melhoria de softwares e nos processos produtivos. A adoção da filosofia Lean, que se baseia na gestão enxuta, e de métodos ágeis para o desenvolvimento de tecnologias é uma tendência que avança em vários segmentos da economia. Iniciado em 2015, o projeto piloto evoluiu, com a adesão dos colaboradores e gestores, transformando-se no Programa HBSIS 3.0.

O programa faz parte da estratégia de expansão dos negócios da empresa, baseada na melhoria contínua, a partir de um novo modelo de gestão, pautado pela mudança de pensamento, comportamento e processos da organização. O HBSIS 3.0 permeará todas as áreas da companhia, alcançando todo o quadro funcional, composto por cerca de 400 profissionais.

Foto: Humberto Matesco e João Luiz Kornely (Crédito Daniel Zimmermann)